Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Schipperke

Cachorro Schipperke

Schipperke, de origem flamenga, o nome desta raça significa “pequeno barqueiro” ou “pequeno capitão”, denominação que foi-lhe atribuída em homenagem ao papel que desempenhou como cachorro de guarda das embarcações dos canais, caçando os ratos que podiam ameaçar os seus tripulantes.

Schipperke

Origem

Dado que a Holanda e a Bélgica são Estados-Nação relativamente recentes, a história deste animal é comum aos dois países, apesar de ser considerado originário da Bélgica.

A sua ascendência é questionável, uma vez que  alguns autores a atribuem ao Leauvenaar (um pequeno cachorro Pastor preto) e outros, aos primeiros Spitz setentrionais. Conta-se que o hábito de amputar-lhe a cauda surgiu em 1690, quando um sapateiro holandês decidiu pôr término ao constante roubo dos seus Schipperkes, que, sem cauda, ficariam facilmente identificáveis e seriam menos cobiçados.

Em 1880, esta estirpe foi pela primeira vez a exposições e seis anos depois, foi reconhecida pelo Royal Schipperke Club de Bruxelas. O standard oficial, viria a ser conhecido em 1904, um ano antes da fundação do Schipperk Club da Inglaterra. Atualmente ainda preserva o seu instinto de “pequeno barqueiro”, pois continua a ser uma ótima companhia nas viagens de barco ou na pesca. Genericamente é nos dias de hoje, utilizado como cachorro de companhia, de guarda e exercícios.

Schipperke01

Características

As características da raça praticamente não sofreram alterações ao logo dos anos, com exceção da cauda que antigamente era amputada e atualmente é permitida, sendo a amputação desaconselhada, ou impedida pela maioria dos clubes mundiais. Seu corpo é musculoso e seu tórax é fundo. O crânio é de tamanho médio, um pouco largo e achatado. A chanfradura nasal é bem definida e o focinho assemelha-se ao de uma raposa, afilado e de tamanho médio.

Os seus expressivos olhos são pequenos, amendoados e normalmente castanhos escuros. As orelhas são tipicamente pontiagudas, já que tomam a forma de pequenos triângulos eretos. De tronco equilibrado e construção larga, este animal possui uma postura firme que é muito admirada. A cernelha é muito pronunciada, devido à profusão de pelo naquela zona e os membros são na generalidade musculosos, retos e elegantes. O comprimento da cauda normalmente atinge os jarretes.

De aparência lupoide, este exemplar é conhecido por sua pelagem totalmente negra, abundante, felpuda, pouco áspera, reta com sub-pelo, formando juba, crina, colar e culote. Possui ainda vários comprimentos: é curto nas orelhas, cabeça, face; e  abundante, na parte externa das coxas, na cauda e em volta do pescoço, onde forma-se uma juba. A única cor aceita pelo padrão oficial é o preto-azeviche. Fisicamente pesa entre 3 kg a 9 kg (ideal de 4 Kg a 7 kg), medindo de 30 a 36 cm na cernelha.

Peso:Macho e Fêmea de 3 kg a 9 kg
AlturaMacho de 36 cm e Fêmea de 33 cm
Grupo:1 – Cães de Pastor e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços) – de pastor
Funções:Cachorro de guarda e companhia
Grau de Atividade:Médio
Pelo:Abundante, felpuda, pouco áspera, reta com subpelo
Cor:Preto-azeviche
Nome de Origem:Schipperke
Pais de Origem:

Bélgica

Registro FCI:83

Schipperke02

Temperamento

O temperamento alegre, de muita personalidade e sua energia tornaram-no um bom cachorro para o agility e provas de obediência. Descrito como ativo, é um canino adaptável, embora necessite de treinamentos.

De intensa vitalidade, ativo, veloz e está sempre alerta. É ainda classificado como espírito protetor, bastante dócil com crianças e outros animais, embora alguns afirmem ser este canino por vezes pouco tolerante com outros cachorros. Indiferente a estranhos. Um cachorro extremamente ativo dentro de casa, que vive bem dentro de um apartamento.

Curiosidades

Conta-se que o Schipperke foi outrora de uma bravura notável quando, no século XVI, evitou que o príncipe Guilherme de Orange fosse assassinado.

Muito do que é conhecido de suas origens e a história, vem de Chasse et Pêche, um francês que escreveu para a revista “Caça e pesca“, artigos dos quais foram traduzidos para o inglês e publicados pela revista inglesa “O Stockkeeper”.

Schipperke03

Dicas

Na classificação de Stanley Coren, em seu livro “A Inteligência dos Cães”, o Schipperke ocupa a 15ª posição, juntamente com o Pastor Belga. Assimila com facilidade os comandos básicos e com grande rapidez os exercícios mais complexos, o que explica o grande sucesso que alguns exemplares obtêm nas provas de obediência promovidas pelos americanos.

Valentes e determinados precisam de espaço para atividade, estão sempre dispostos a qualquer atividade. De forma alguma, é recomendado deixá-los por longos períodos sem supervisão. Os filhotes são curiosos por definição. E devem ser ensinados desde cedo a respeitas as regras da casa. Como é muito inteligente, este aprendizado costuma ser bastante agradável e produtivo. Os filhotes nascem com cauda, que, nos países em que a operação é permitida, devem ser cortadas nos primeiros dias de vida. Praticamente em todos os países da Europa, o corte de rabinhos e orelhas não é mais permitido.

A pelagem exuberante do Schipperke é composta por um pelo e sub-pelo abundante e deve ser motivo de atenção para o proprietário. A escovação frequente é condição fundamental para que ele mantenha-se sem nós, que não ‘cheire’. Outra característica de sua pelagem é que, excetuando-se a fase normal da muda, o Schipperke não perde pelos pela casa.

Schipperke04

Saúde

Existem determinadas doenças às quais é vulnerável. Exemplo destas é a degeneração progressiva da retina (doença hereditária), epilepsia, displasia da anca, entrópio, luxação da patela, problemas dentários, dermatites, as cataratas são outros problemas de saúde que podem atingir este pequeno exemplar.

Atualmente está em estudo a MPS IIIB, uma doença genética recente, que é progressiva e mortal. Normalmente, manifesta-se entre os 2 anos a 4 anos de idade, provocando tremores, falta de equilíbrio e dificuldades de movimento.

Expectativa de vida varia entre 13 anos a 15 anos.

Preço

O preço médio do filhote de Cachorro Schipperke pode variar de R$ 1.500 a R$ 3.000.

 

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Rafeiro do Alantejo

Ler próxima

Cachorro Setter Inglês

Deixe um comentário

19 − catorze =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!