Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Setter Irlandês Ruivo

Cachorro Setter Irlandês Ruivo

Vamos falar sobre o cachorro Setter Irlandês Ruivo, essa raça foi desenvolvida pela Aristocracia Irlandesa para caçar aves. A origem do nome Setter vem do verbo to sit, que em inglês significa sentar.

Setter-Irlandês-Ruivo-03

Origem

Ele foi desenvolvido pela Aristocracia Irlandesa para caçar aves. A origem do nome Setter vem do verbo to sit, que em inglês significa sentar. Isto porque a sua postura para indicar a caça é sentada. Seus ancestrais foram os espanhóis Spaniels, e outros cachorros de caça que já a apontavam sentados.

No princípio ele era branco com grandes manchas vermelhas. Em 1770, Maurice Nugent O'Cannor começou um trabalho de seleção para eliminar o branco. Hoje são duas raças diferentes: O Setter Irlandês Ruivo e o Branco, sendo que o ruivo tornou-se bem mais popular que seu ancestral.

O Clube do Setter Irlandês Ruivo foi fundado por volta de 1882, em Dublin. Mas, só teve seu primeiro padrão reconhecido em 1886.

Setter-Irlandês-Ruivo

Características

A raça apresenta um temperamento vivo, afetuoso, com comportamento leal e amistoso. É um lindo cachorro de grande porte e pelagem macia e longa, ótimo companheiro, vigoroso, atlético, de aparência nobre, elegante e de gentil expressão. Sua personalidade é descrita ainda como juvenil, já que possui um amadurecimento tardio, extrovertida e descuidada. Todavia, apesar de considerado bom cachorro de companhia devido a seu temperamento e lealdade, é bastante útil ainda como cachorro de trabalho em virtude de sua rapidez, e tolerância com outros cães, o que o permite trabalhar em matilha.

A cabeça é longa e fina, nem estreita nem modelada. Seus olhos são castanhos, e não muito grandes. Stop bem definido. As orelhas são de tamanho moderado, textura fina, de inserção baixa e posterior. A cauda é moderadamente longa, proporcional à estatura do cachorro. Tem pelagem curta e fina na parte anterior dos membros e na ponta das orelhas, e nas outras partes do corpo é de comprimento moderado, de 5 a 6 cm de comprimento, de textura sedosa, bem estirada, com franjas ricas, mas leves. A cor é castanho brilhante, sem vestígios de preto.

A altura dos cães machos da raça Setter Irlandês fica entre os 56 e 64 cm, medidos sempre a altura da cernelha. No caso das fêmeas, a altura fica entre os 54 e 62 cm. O peso deve estar entre 20 e 30 kg, sempre proporcionais ao tamanho do cachorro.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 20 kg a 30 Kg
AlturaAproximadamente Macho de 56 cm a 64 cm – Fêmea de 54 cm a 62 cm
Grupo: 7 – Cães de Aponte
Funções:Cachorro de caça, aponte e companhia
Grau de Atividade:Alto
Pelo:Curto
Cor:Castanho brilhante, sem vestígios de preto
Nome de Origem:Setter Irlandês Ruivo
Pais de Origem:

Irlanda

Registro FCI:

Setter-Irlandês-Ruivo-01

Temperamento

Entre as pessoas que moram em casa e, gostariam de ter um cachorro de grande porte, o Setter revela-se uma boa opção. Apesar de mansos são ótimos cachorros de alarme, pois latem para qualquer ruído suspeito. Não há companheiro melhor para quem pratica esportes ao ar livre, como corrida e ciclismo.

Ele tem uma energia impressionante e, depois de quarenta minutos correndo não mostra sinal algum de cansaço. Mesmo com todo esse pique, é capaz de passar horas quieto ao lado do dono. O seu maior prazer, depois de uma bela corrida no campo, é ficar perto das pessoas que gosta coisa impensável para um Pointer, por exemplo, que não pára dentro de casa por cinco minutos, Setter é sem dúvida mais dependente e afetuoso. É também muito paciente com as crianças, com quem se dá super bem.

O que mais impressiona os criadores, de modo geral, é a sua capacidade Setter de perceber situações de emergência, e interagir para resolvê-las. Segundo José Soares, adestrador de cães e proprietário da escola Húngaro Soares, os cachorros ativos como o Setter geralmente têm mais iniciativa, e são mais fáceis de adestrar que os de temperamento pacato.

Curiosidades

Ele tem qualidades que tornam-o insubstituível para quem procura companheiro diferente.

Entre os cães de caça de porte grande e pelo longo, ele é o mais conhecido. Suas qualidades para essa finalidade também são famosas: veloz, ágil, obediente e dono de excelente olfato, têm resistência para passar o dia inteiro caçando.

Como companheiro, também reúne atrativos nota dez. Está sempre de bom- humor, é leal, inteligente, meigo e sociável. Sua saúde impressiona. Pode chegar aos 15 ou 16 anos praticamente com o mesmo vigor da juventude

Apesar de tantas qualidades, o número de registros da raça minguou cerca de 90% em dez anos. Atualmente, há mais ex-criadores do que criadores. O principal motivo do sumiço do Setter é que ele não encaixa-se em nenhum dos dois perfis dos cachorros mais procurados, formados em função da necessidade das pessoas. De um lado, o aumento da violência fez disparar a procura por raças de guarda – e todo mundo sabe que o Setter é manso para isso. De outro, cada vez mais há gente morando em prédios ou em casas pequenas. Nestas circunstâncias, a opção daqueles que querem um cachorro recai, geralmente, nas raças maiores. Há ainda outro inconveniente. Por serem muito ativo, suas brincadeiras podem deixar um rastro de estragos consideráveis.

Setter-Irlandês-Ruivo-02

Dicas

Um cachorro tão cheio de energia como o Setter precisa de exercício para gastar suas forças. Caso contrário, pode ficar irrequieto demais e, até aprontar travessuras como destruir os estofados e outras coisas do gênero. Por isso, faça-o caminhar por uma hora ao dia. O ideal são duas. Assim, além de gastar suas forças, ele desenvolverá a musculatura esperada, não tornando-se um cachorro de aspecto estreito e fraco.

Quem quer um Setter necessita de algum tempo para cuidar da sua beleza. Uma vez por semana deve-se fazer uma escovação geral na pelagem, e a cada dois dias nas partes mais compridas. Dê banho uma vez por semana com sabão de coco.

As orelhas requerem atenção especial. Como são longas estão mais propensas à otite, pois ficam abafadas, retendo umidade e aumentando a produção de cera. Não descuide, limpe-as semanalmente. Os olhos, também precisam de higiene diária com algodão e água boricada. É que o Setter apresenta com freqüência corrimento ocular que acaba por acumular sujeira. Daí a conjuntivite ser comum na raça.

Setter-Irlandês-Ruivo-04

Saúde

Raça dita moderadamente saudável é suscetível a doenças genéticas como: A síndrome da dilatação vólvulo-gástrico, a displasia, a atrofia progressiva da retina, e a epilepsia. Expectativa de vida varia entre 13 anos a 16 anos.

Preço

O preço médio do filhote de Setter Irlandês Ruivo pode variar de R$ 2.000 a R$ 3.500.

Setter-Irlandês-Ruivo-06

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!