Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Spaniel Japonês

Cachorro Spaniel Japonês

O cachorro da raça Spaniel Japonês, também conhecido como Japanese Chin ou simplesmente Chin, é um dos cachorros toy desenvolvidos no Japão, conheça mais sobre essa linda raça no post abaixo…

Spaniel-Japonês-03

Origem

O Spaniel Japonês, também conhecido como Japanese Chin ou simplesmente Chin, é um dos cachorros toy desenvolvidos no Japão. Alguns estudiosos acreditam que a raça teria chegado ao Japão em 732, ofertado como presente ao imperador japonês. Outros creditam a chegada do Chin aos primeiros monges que chegaram ao Japão em 528 para difundir o Budismo no país. Independente da teoria, o Chin é considerado como uma das primeiras raças de companhia desenvolvidas em todo mundo e seu papel está estreitamente ligado ao budismo, sendo chamado de “Cão do Fo” ou “Cão de Buda”.

Segundo algumas lendas, teria sido originado da união de um leão com uma macaca, e há várias representações desta união em diversas esculturas encontradas na Coréia, Japão, Vietnã, e China. Estas mesmas esculturas lembram tanto o Chin, quanto o Pug, e o próprio Pequinês, e segundo as tradições, eram as fontes de inspiração para o desenvolvimento das raças pelas famílias nobres, que procuravam selecionar os exemplares que mais assemelhavam-se aos modelos das esculturas.

A existência do Chin no Japão é dada como certa já no século X. Ao longo do tempo seu tamanho foi sendo diminuído, e o valor aumentado. Segundo alguns textos do século XVIII, os cachorros eram tão pequenos que viviam em gaiolas como pássaros presos no teto das grandes mansões dos nobres. Foi nesta mesma época que a nobreza adorou definitivamente o Chin como mascote, como forma de agradar ao imperador japonês, nascido sob o signo do Cão no horóscopo chinês. Foi promulgada uma lei que protegia o Spaniel Japonês. Segundo esta lei, o roubou, ou o assassinato de um exemplar da raça deveria ser punido com a pena de morte, e havia grandes recompensas também para quem denunciasse os infratores da lei.

O Chin também foi um dos primeiros – se não o primeiro – cachorro asiático a conquistar o Ocidente, graças às trocas mercantis de portugueses, e espanhóis que chegaram à região nos anos de 1540/1550 e, levaram alguns exemplares para a Europa, onde é quase certa sua influência para a evolução dos pequenos Spaniels britânicos. Vários nobres inglês, incluindo a Rainha Alexandra (esposa de Eduardo VII) encantaram-se pelos pequenos, e a própria rainha chegou a ter mais de 20 Chins antes de encantar-se pelo Pequinês.

Nos Estados Unidos foram apresentados pela primeira vez em 1882, numa exposição canina em Nova York. Em 1883 fundaram o Japanese Spaniel Club que foi, posteriormente, substituída por uma nova associação chamada Japanese Spaniel Club  of America, em 1912.

Apesar de suas qualidades como cachorro de companhia, enfrentava uma concorrência muito grande do próprio pequinês (nos Estados Unidos), e do Cavalier King Charles (na Inglaterra) o que fez com que a raça nunca alcançasse a popularidade das duas anteriores.

No Brasil, ainda são poucos os criadores da raça, que começam a investir em um trabalho de divulgação dos pequenos Chins.

Spaniel-Japonês-04

Características

Distinguem-se perfeitamente duas categorias de peso. Uma que ronda os 4 kg, e outra que pode ir desde dos 2,5 kg até aos 6 kg. Apresenta uma silhueta muito graciosa, com um esqueleto fino pés alongados, e passo orgulhoso. O seu crânio é arredondado, a sua cara ampla, e os seus olhos grandes, redondos, e escuros. A testa é muito curta, apesar de não tão espalmada como a do Pequinês. A cauda recai sobre as costas.

O pelo é comprido, sedoso, e abundante. A cor do mesmo é preto e branco, ou vermelho e branco. Apesar de não parecer, os cuidados do pelo até são simples.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 2 kg a 6 kg
AlturaAproximadamente Macho e Fêmea de 28 cm a 30 cm
Grupo:9
Funções:Cachorro de companhia
Grau de Atividade:Baixo
Pelo:Comprido, sedoso, e abundante
Cor:Preto e branco, ou vermelho e branco
Nome de Origem:Spaniel Japonês
Pais de Origem:

Japão

Registro FCI:

Spaniel-Japonês

Temperamento

O temperamento é um dos pontos fortes da raça. Ao mesmo tempo brincalhão, e altivo, mostra-se bastante seletivo em suas relações. Muito limpo, e delicado (tal como um gato) é também tranqüilo, curioso, e pacífico. É uma raça que mostra-se muito próxima do seu dono. É facilmente educável. Entende-se perfeitamente com os seus congêneres. Gosta de brincar com as crianças apesar de não ser conveniente para os menores. Observa-se certa reserva perante os desconhecidos, contudo quando conhece-os, torna-se cordial, e amável. Normalmente é sociável com outros cachorros, e até mesmo com gatos.

Curiosidades

Esta raça ocupou durante vários séculos um lugar privilegiado perto do imperador, e da aristocracia do Japão, contudo continua a ser uma raça bastante discreta.

Na classificação do pesquisador Stanley Coren, em seu livro ‘A Inteligência dos Cães’, o Spaniel Japonês ocupa a 62ª posição entre as 133 raças pesquisadas.

Dicas

Indicado para pequenos espaços e apartamentos. O que não quer dizer que não gostem de passear, e exercitar-se, mas sua necessidade de exercício pode ser suprida com um pequeno jogo dentro de casa. Nos Estados Unidos competem com sucesso em provas de agilidade.

Essa raça não pode viver fora de casa, pois não adapta-se bem com clima quente, e úmido. Tende a respirar ruidosamente.

O requer cuidados para manter-se longo, sedoso, e abundante. A escovação é essencial neste processo, duas por semana, e o filhote deve ser acostumado ao ritual de escovação desde cedo.

Spaniel-Japonês-02

Saúde

Por causa de sua ossatura fina característica da raça, lesões, e membros quebrados são freqüentes. Os exemplares de meia-idade têm uma tendência a sofrer problemas de disco na coluna vertebral. Mas. No geral é uma raça bastante saudável, sofre dos problemas comuns às raças pequenas, como por exemplo: fechamento tardio da moleira, hérnia, dentição dupla, e luxação patelar. É também sensível à anestesia. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.500 a R$ 2.000.

Spaniel-Japonês-01

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Terrier Australiano

Ler próxima

Cachorro Smooth Collie

Deixe um comentário

3 + 18 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!