Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cão Lobo Checoslovaco

Cão Lobo Checoslovaco

Cão Lobo Checoslovaco: Na antiga Checoslováquia, atual (República tcheca e Eslováquia), foi realizada uma experiência biológica para se obter uma nova raça canina. Em 1955 tiveram sucesso com a nova raça, o Cão Lobo Checoslovaco, que foi criado a partir de duas raças, o Pastor Alemão com uma Loba de Cordilheira dos Cárpatos.

Cao-lobo-Checoslovasco-01

Origem

Este tipo de experiência demonstrou que era possível obter, e criar uma descendência fértil tanto pelo cruzamento de um cachorro com uma loba, quanto de um lobo com uma fêmea canina. A maioria dos produtos destes acasalamentos possuía as aptidões genéticas necessárias para a continuação da criação. Em 1965, após o término das experiências, elaborou-se um plano de criação sistemática desta nova raça, que deveria unir as características do lobo com as qualidades favoráveis do cachorro. No total foram quatro lobos e diversos Pastores Alemães que foram utilizados para construir esta nova raça.

Em 1982, por meio do Comitê Geral dos Criadores Associados da CSSR daquela época, o Cão Lobo Checoslovaco foi reconhecido como raça nacional, e em 1999 ficou sendo no FCI o padrão 332, grupo 1, seção 1, junto com o Border Collie, e o Pastor Alemão, entre outros.

Cao-lobo-Checoslovasco

Características

Tanto o corpo como o pelos, do Cão Lobo Checoslovaco são semelhantes  aos de um lobo. A altura mínima da papada é 65 cm para os machos, e 60 cm para as fêmeas, não existindo um limite máximo. A forma do corpo é retangular, e a expressão da face deve indicar o sexo. Olhos cor de âmbar oblíquo, e orelhas curtas e eretas são feições características. Espinha é reta, forte no movimento, com um quadril curto. O tórax é largo, mais achatado do que em forma de barril. A barriga é forte e para dentro. As costas são curta, levemente declinadas, o rabo é comprido; quando abaixado totalmente alcança os tarsos.

Os membros dianteiros são retos e estreitos, com as patas levemente para fora, com um longo rádio e metacarpo. Os membros traseiros são musculares com uma longa panturrilha e peito do pé. Pelagem reta e bem assentada. As pelagens de inverno e, de verão são bem distintas. No inverno predomina um imenso subpelo, e junto com o pelo de cobertura, forma uma grossa pelagem sobre todo o corpo. As colorações comuns são do cinza-amarelado ao cinza-prateado com uma máscara clara característica. Pelos claros também na base do pescoço e no antepeito. A cor cinza escuro com máscara clara é permitida.

Peso:Macho 26 kg a 36 kg e Fêmea de 20 kg
AlturaMacho de 65 cm e Fêmea de 60 cm
Grupo:Grupo 1 – Cães pastores e boiadeiros
Funções:Cachorro de trabalho
Grau de Atividade:Médio
Pelo:Reto e bem assentado
Cor:Desde o cinza-amarelado ao cinza-prateado, com máscara clara
Nome de Origem:Cão Lobo Checoslovaco
Pais de Origem:

Checoslováquia

Registro FCI:332

Cao-lobo-Checoslovasco-4

 Temperamento

Destemido, corajoso, desconfiado, ativo, resistente, dócil com reações rápidas. Demonstra uma excepcional fidelidade para com o seu dono. Resistente às intempéries. Cachorro de utilidade versátil. Desenvolve uma relação social muito forte, não apenas com o seu dono, mas também com toda a família.

Inclusive eles admitem uma posição privilegiada às crianças, deixando-as fazer determinadas ações que não permitiriam a adultos, ou outros cachorros. Aprendem a coabitar com outros animais domésticos que já pertençam à família, contudo, se encontrarem animais desconhecidos pode ocorrer problemas. Possuí um forte instinto de caça.

É vital subjugar a paixão dele por caça quando eles são filhotes, em razão de evitar um comportamento agressivo quando adulto. O Filhote nunca deve ser isolado em um canil; ele deve ficar acostumado com os arredores para ir e vir quando necessitar. As fêmeas são facilmente controláveis; os machos frequentemente experienciam uma adolescência tempestuosa.

Curiosidades

O cruzamento do Pastor Alemão com o lobo trouxe não só robustez, como tenacidade e sentidos apurados e refrescou alguns velhos instintos naturais. É de salientar a vitalidade dos cachorros e o perfeito comportamento maternal das fêmeas. O n.º médio de cachorros por ninhada era de 6,9 em 1993. A perda média de cachorros por óbito era de apenas 8,5 %.

Não há conhecimento da necessidade de criar uma ninhada sem a intervenção da mãe desde o início da criação da raça por civis. A relação de fêmeas que não criam é ligeiramente superior à de outras raças. O cio ocorre uma vez por ano. A duração deste, e o tempo de ovulação são variáveis. Existe apenas uma regra para criar os cachorros: A mãe sabe o que está a fazer. Não é necessário interferir. A nossa recompensa é assistir ao maravilhoso e eficaz comportamento maternal.

Dicas

O Cão Lobo Checoslovaco é muito brincalhão e temperamental. Podem-se admirar melhor suas qualidades versáteis do que sua especialização. Entretanto, não devemos esperar que ele fosse treinar espontaneamente, o comportamento dele é estritamente proposital – é necessário achar uma motivação para o treino. A maioria dos casos de fracasso em treiná-lo deve-se usualmente ao fato de que o cachorro está cansado com as longas, e inúteis repetições do mesmo exercício, o que resulta em perda de motivação. O seu dono deve sempre ter em mãos um amplo repertório de atividades para oferecer para eles. Também é importante frisar que se eles não tiverem exercícios suficientes podem tornar-se inquietos, começando a andar para frente, e para trás dentro de casa.

Não é uma raça criada para viver dentro de casa, ou de apartamentos, eles precisam de espaço, se estiver solto pelo quintal é preciso vigiar para que ele não escape, já que os exemplares dessa raça podem escalar muros de até dois metros de altura, mas apesar disso, também não é conveniente deixá-los presos em árvores, pois podem acabar machucando-se enquanto tentam soltar-se.

Estes exemplares têm admiráveis sensos, e são muito bons em seguir trilhas. São bastante independentes, e podem cooperar na matilha com algum propósito especial. Se necessário, podem facilmente trocar as suas atividades para as horas noturnas. O trabalho independente da matilha sem o controle necessário de algum humano foi à reação para seu uso militar. Alguns problemas podem ocorrer quando no treino é necessário que o cachorro lata. Ele tem várias formas de comunicar-se, o latido não é natural para eles, então tentam comunicar-se com o dono de outras formas. Geralmente, para treinar-lo com um desempenho confiante e estável, leva um pouco mais tempo do que levaria para treinar outra raça especializada tradicional. É rústico, forte, e com sentidos apurados. Deve ser socializado e adestrado desde cedo.

Não precisa de escovações regulares, a não ser nas épocas de muda que ocorrem duas vezes ao ano, quando você pode esperar pequenos tufos de pelos pela casa mesmo com a escovação mais diligente.

Cao-lobo-Checoslovasco-03

Saúde

Um exemplar com uma saúde muito boa, mas apesar disso por seu tamanho ele é propenso a ter displasia coxofemoral. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 16 anos.

Preço

O preço médio do filhote do Cão Lobo Checoslovaco pode variar de R$ 2.000 a R$ 10.000.

Cao-lobo-Checoslovasco-02

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Cocker Spaniel Americano

Ler próxima

Cachorro Clumber Spaniel

Deixe um comentário

dez − seis =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!