Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Clumber Spaniel

Cachorro Clumber Spaniel

Considerado uma das raças de cachorro mais antigas da Inglaterra, o Clumber Spaniel teve seu aparecimento por volta do século XVIII. Seu nome teve orgiem após ser batizado com o mesmo nome que o castelo de Clumber, em Nottinghamshire. Em meados do século XVIII o Duque de Noailles envio alguns destes exemplares ao Duque de New Castle, em Clumber Park.

 

Clumber-Spaniel

Origem

Todavia, apesar da imprecisão de sua real origem, e dos cruzamentos que resultaram neste animal robusto, seu surgimento foi atribuído à Grã-Bretanha. Foi facilmente adotado pela aristocracia inglesa, inclusive sendo o príncipe Eduardo III um grande entusiasta da raça.

Embora a ascendência exata seja desconhecida, muitas teorias foram criadas para explicar o seu porte físico avantajado, e excelente faro. Alguns estudiosos chegaram a propor que o Clumber teria sido o resultado do acasalamento de um cachorro chamado “Spaniel Alpino” cuja existência nunca foi efetivamente comprovada, e o Basset Hound.

Por volta de 1900, o Clumber chamou a atenção dos caçadores por suas grandes qualidades como cachorro de caça, apesar de ser considerado lento, era um excelente localizador de caça. No entanto, com o desenvolvimento das demais raças de Spaniels, como os cockers, a sua popularidade como cachorro de caça começou a declinar por volta de 1910, mas a raça transformou-se numa raça essencialmente como cachorro de companhia. Na Inglaterra a raça é empregada principalmente em matilhas de 5 a 10 cães.

Clumber-Spaniel01

Características

O aspecto do Clumber Spaniel é o de um cachorro bem balanceado, forte, de ossatura pesada, porém ativo. Tem expressão inteligente e pensativa. Cabeça grande, sobrancelhas marcadas, orelhas largas e pesadas. Seus olhos são levemente fundos, de cor âmbar escuro. Possui cauda de tamanho médio, de inserção baixa, com boas franjas, levada aproximadamente no nível do dorso.

Normalmente, em países em que cirurgias estéticas são permitidas, é encurtada. As pernas e peitos são bem franjados. A pelagem é reta, sedosa e abundante. A cor é o branco puro, com manchas cor de limão. Manchas em cor de laranja são admitidas. A raça também pode apresentar manchas na cabeça e sardas no focinho. O peso ideal para os machos da raça é de 36 kg, enquanto para as fêmeas, o peso médio é de 29,5 kg.

Peso: Macho 36 kg e Fêmea de 30 kg
Altura Macho e Fêmea de 43 cm a 51 cm
Grupo: Grupo 8 – Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água
Funções: Levantador de caça
Grau de Atividade: Médio
Pelo: Reta, sedosa, e abundante
Cor: Branco puro, com manchas cor de limão. Manchas em cor de laranja são admitidas
Nome de Origem: Clumber Spaniel
Pais de Origem:

Grã-bretanha

Registro FCI: 109

Clumber-Spaniel02

 Temperamento

Bastante inteligente e obediente, além de corajoso, calmo, perseverante, e apesar de gostar muito de dormir, é bastante enérgico e divertido. Sua memória é excelente e, por isso, é fácil de treinar quando se usa dedicação, carinho, paciência e firmeza. É ideal para famílias com crianças, pois além dele as adorar, por instinto também cuida muito bem delas. Muito sociável com outros cachorros e gatos, mas é reservado diante de estranhos. Mas, uma vez que estabelece suas amizades é adorável, e muito brincalhão.

Curiosidades

Em 1844, Tenente Venables, um oficial do Regimento britânico, estacionada em Halifax, Nova Escócia, introduziu o Clumber Spaniel à América do Norte. O primeiro Clumber Spaniel incluídos no registro do American Kennel Club remonta a cerca de 1880, e a cópia é chamada “Bustler”, um cachorro de laranja e branco pertencente a Benjamin Smith da Nova Escócia.

Fisicamente é um cachorro eficiente para caçadas, ainda que lento, já que é descrito como excelente localizador. Com o surgimento de Spaniels mais velozes, sua criação começou a declinar, e hoje este canino sobreviveu graças a sua adaptação para cachorro de companhia.

Em seu livro “A Inteligência dos Cães” o psicólogo Stanley Coren classificou o Clumber Spaniel em 26º lugar, e o Pembroke na 11ª entre as raças mais inteligentes. No Brasil, a raça ainda engatinha, mas com suas qualidades certamente deverá conquistar.

Clumber-Spaniel03

Dicas

Atualmente é um agradável cachorro de companhia. Muito inteligente e dotado de excelente faro, ele é silencioso no trabalho. Sua busca é lenta, mas insistente. Bom Retriever, ele não teme a água fria nem espinhos. É um companheiro seguro e gentil, calmo e brincalhão, sem nenhuma tendência para a agressividade. No entanto, precisa de adestramento firme e paciente. Seu ambiente de vida preferido é o campo.

Por seu inegável instinto de caçador, é conveniente ensinar noções básicas de obediência desde cedo, e evitar deixar o filhote circulando sem coleira. Outro cuidado especial com o filhote diz respeito à alimentação, que preferencialmente deve ser à base de ração industrializada, evitando assim que manifeste tendência à obesidade. Devem-se evitar alimentos gordurosos; além daqueles à base de amido, como pães, bolachas, massas, biscoitos.

É importante incentivar a atividade física, pois é bastante preguiçoso. Faça longas caminhadas diárias com eles, além de dedicar algum tempo para jogos e brincadeiras. É preciso manter uma dieta adequada, pois a raça tende a ganhar peso facilmente, e isso pode trazer problemas articulares.

A alimentação deve ser vigiada para evitar obesidade. Cuidado ainda com a higiene dos ouvidos para evitar otites. Tendem a babar, e algumas vezes, a roncar. Entre os cuidados necessários com a pelagem, está à escovação pelo menos semanal, e a tosa a cada 30 dias dependendo do crescimento do pelo. É preciso estar atento aos olhos e ouvidos, limpando sempre para prevenir infecções.

 Clumber-Spaniel05

Saúde

A raça, em geral, é um exemplar que esbanja boa saúde, graças a um limitado processo de reprodução, apresentando tendência a poucos problemas, sendo comum haver a ocorrência de displasia coxofemoral (programas de reprodução diligente reduziram significativamente sua ocorrência nos últimos anos), ectrópio (condições relativas às pálpebras), e hipotireoidismo. Expectativa de vida varia entre 10 anos 12 anos.

Preço

O preço médio do filhote de Clumber Spaniel pode variar de R$ 2.000 a R$ 10.000.

Clumber-Spaniel04

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!