Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Coruja: Tudo sobre a Ave e suas Características, Preço e Significados

Coruja: Tudo sobre a Ave e suas Características, Preço e Significados

A coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos ela significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento, saiba abaixo tudo sobre essa linda ave, suas características, origem, preço, temperamento e algumas curiosidades.

Coruja-01

Origem

A coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos ela significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não vêem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, tinha a coruja como símbolo. Atena ficou tão impressionada com a aparência da coruja, que a tomou como sua ave favorita. Ela é também escolhida como mascote dos escoteiros, cursos universitários de Filosofia, Pedagogia e Letras.

Estas grandes caçadoras são encontradas em quase todo o mundo, menos na Antártica, na maior parte da Groenlândia, e em algumas ilhas remotas. Existem 126 espécies diferentes de corujas, 18 das quais vivem no Brasil. É um animal que não transmite doenças aos humanos.

Havia uma tradição que dizia que quem come carne de coruja, adquire seus dons de previsão, e clarividências, mostrando poderes divinatórios. Enquanto todos dormem a coruja fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante, e atenta aos barulhos da noite. Por isso, representa para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto. A coruja tem a particularidade de conseguir girar o pescoço, quase atingindo um ângulo de 360º, para observar algo ao seu redor, permanecendo com o resto do corpo sem o menor movimento. O que amplia seu angulo de visão, muito superior ao do ser humano. Sua grande capacidade de visão e audição as torna exímias caçadoras.

Conta-se, que em uma língua nórdica antiga, ela era chamada de “Ugla”, palavra que imita o som do seu canto, e que daria origem ao termo “Ugly”, feio em inglês. É interessante que ao identificar um animal para símbolo disso ou daquilo, a cultura universal escolhe àqueles de aparência esquisitas. Como o sapo, símbolo da fartura e boa sorte, e a águia símbolo da transformação do ser humano. Conforme a história, diferentes civilizações adotaram estranhos animais para simbolizar a sabedoria. Como a tartaruga para os chineses e um peixe para os Celtas.

No esoterismo que envolve parte da simbologia da Coruja, encontramos uma sociedade secreta chamada Bohemian Club, fundada em 1872, em São Francisco, EUA, onde os membros reúnem-se periodicamente. Anualmente, a sociedade convida para um grande encontro, homens poderosos da elite, e o encontro é realizado em um grande bosque chamado Bohemian Grove, onde há uma grande pedra em forma de coruja no centro. O termo “Coruja”, geralmente, também é usado para referir-se ao pai ou a mãe, que ressaltam com certo exagero, as qualidades dos filhos, mas também é estendido a outros familiares como tios, avós e outros.

O termo coruja é a designação comum das aves estrigiformes, das famílias dos titonídeos e estrigídeos. Na região do Amazonas, algumas espécies também são chamadas de murutucu. Tais aves possuem hábitos notívagos, e vôo silencioso, devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos (principalmente de roedores, e morcegos), insetos, e aranhas. Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pêlos, e fragmentos de ossos. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores, como o gavião.

Coruja-03

Características

Durante o período de reprodução, o macho oferece uma presa à fêmea, quando a presa é aceita ocorre o acasalamento. A cada postura a fêmea põe de 3 a 5 ovos por gestação, o tempo de incubação é de aproximadamente 33 dias, e os filhotes começam a voar, em média, em 75 dias. Depois da eclosão, o macho cuida dos filhotes por 2 meses até que estes aprendam a defender-se.

A maioria das espécies fica em árvores. Mas algumas corujas fazem o ninho em áreas de relvas baixas, junto às árvores. Cavam no chão verticalmente e depois prosseguem horizontalmente até o ponto definido para colocar o ninho livre de predadores. O macho fica de sentinela na árvore, cuidando do ninho, principalmente durante o dia. Na presença de um possível invasor, os filhotes podem imitar sons de serpente (similar), fazendo o agressor desistir do ataque.

Estas aves possuem olhos bem grandes, rodeados por um disco de penas, voltados para frente e, portanto, com visão binocular (como o ser humano). São animais com hipermetropia, ou seja, quase não enxergam perto (a poucos centímetros), mas, em distâncias maiores, sua visão é muito boa, principalmente com pouca luz. Apesar do tamanho dos seus olhos, elas não conseguem mexer os seus globos oculares.

Suas orelhas não são visíveis, mas sua capacidade de audição é bastante aguçada, melhor do que a das outras aves. São capazes de caçar na escuridão, pois o formato do disco de penas ao redor dos olhos direciona o som de suas presas até os ouvidos. Sua plumagem é macia e densa, geralmente possui cores escuras misturadas com branco e/ou amarelo. Há casos de corujas totalmente brancas como a coruja polar (pólo norte).

O tamanho varia de 25 cm a 70 cm de comprimento, enquanto o peso está entre 60 g e 4 kg. As fêmeas geralmente são maiores do que os machos.

No Brasil, a maior coruja conhecida é o mocho orelhudo (sua altura pode passar de 50 cm) e a menor, o caboré, atinge até 17 cm de altura.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 60 g a 4 kg
Altura Aproximadamente Macho e Fêmea de 25 cm a 70 cm
Grupo:Família Strigidae
CorGeralmente possui cores escuras misturadas com branco e/ou amarelo. Há casos de corujas totalmente brancas como a coruja polar (pólo norte)
Nome de Origem:Coruja
Pais de Origem:Quase todo o mundo, menos na Antártica, na maior parte da Groenlândia, e em algumas ilhas remotas

Coruja-04

Temperamento

Elas costumam ter o temperamento tímido, desconfiadas, e muito quietas, acostumam-se facilmente com aqueles que a criam se isso for feito desde filhotes.

Curiosidades

A coruja nas mais diferentes culturas –

Africa do Sul: A coruja é a mascote do feiticeiro zulu. E no xamanismo é reverenciada por enxergar a totalidade;

Argélia: A crença diz que colocar o olho direito de uma coruja na mão de uma mulher dormindo, fará com que ela conte segredos;

Austrália: Os aborígenes acreditam que a coruja representa o espírito da mulher. O espírito do homem é representado pelo morcego;

Babilônia: Origem do mito de Lilith, onde amuletos de coruja protegiam as mulheres durante o parto. O mito foi citado pela primeira vez no épico Gilganesh, escrito em 2000 a.C. Lilith era uma linda jovem com pés de coruja, que denunciavam sua vida notívaga. Ela era uma vampira da curiosidade, que dava aos homens o desejado leite dos sonhos;

Brasil: Matita Perê é uma velha vestida de preto, com os cabelos caídos pelo rosto. Diz a lenda, que ela tinha poderes sobrenaturais e preferia aparecer nas noites sem luar, sob a forma de uma coruja. Na tradição guarani, o espírito Nhamandu, o criador, manifestou-se na forma de coruja para criar a sabedoria. No dicionário, o adjetivo corujeiro é um elogio, e significa agradável e, o melhor, disposto a tudo. No folclore brasileiro, diz que para que os seus filhotes não fossem vítimas de predadores, ela avisava que seria fácil reconhecê-los, eles eram os “mais bonitos” da floresta. Daí o dito popular: “Toda a coruja gaba-se do seu toco”, referindo-se ao ninho de seus horríveis filhotes. Assim como uma mãe elogia seus rebentos, mesmo sabendo que eles não têm nada de beleza;

China: A coruja está associada ao relâmpago. Usar imagens de coruja em casa protege contra os raios;

Estados Unidos: A tradição dos índios norte-americanos, diz que a coruja mora no Leste, lugar de iluminação. Assim como a humanidade teme a escuridão, a coruja enxerga o breu da noite. Onde os humanos se iludem, ela percebe com clareza, acreditavam os índios. Entre os índios americanos, a coruja tinha muito poder: Para os apaches, sonhar com ela significava a morte. Os dakotas viam a coruja como um espírito protetor. Os hopis tinham a coruja como guardiã do fogo;

França: A coruja é o símbolo de Dijon, cidade francesa. Há uma escultura de coruja na Catedral de Notre Dame, e quem passa a mão esquerda nela ganhar sabedoria e felicidade;

Grécia: Os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico. Por sua característica noturna, era vista pelos gregos como símbolo da busca pelo conhecimento. Elas faziam seus ninhos na Acrópole, e os gregos achavam que sua visão noturna vinha de uma luz mágica. Ela era símbolo de Atenas, ao lado dos exércitos, na guerra. As antigas moedas gregas (dracmas) tinham uma coruja cunhada no verso;

Índia: Sua carne é considerada uma iguaria afrodisíaca. E também serve para curar dores reumáticas;

Inglaterra: A coruja branca servia para que os ingleses pudessem prever o tempo. Quando a ouviam guinchar, significava que iria esfriar, ou que uma tempestade, estava vindo. Os curandeiros curavam a bebedeira e a ressaca, com ovos de coruja crus. O costume britânico de pregar uma coruja na porta do celeiro para espantar o mal, durou até o século XIX; Marrocos: O olho de uma coruja, preso em um cordão no pescoço, é um excelente talismã;

Peru: Cozido de coruja serve de remédio para quase tudo;

Roma Antiga: No Império romano, ela era tida como animal agourento. Ouvir o seu pio era presságio de morte iminente. As mortes de Júlio César, Augusto, Aurélio e Agripa, foram anunciadas por uma coruja.

Coruja-02

Dicas

Pra quem aprecia uma beleza tão exótica as corujas podem mostrar-se um animal super legal para estimação, porém, exige certa estrutura, disposição de tempo e de dinheiro. Além do que você vai precisar definir a espécie que irá criar levando em conta nosso clima, e as condições que esse animal esta acostumado.

Crie bem sua coruja com toda sua atenção e paciência são animais sensíveis que como qualquer outro animal necessita de carinho, procure um local idôneo para adquirir seu animal nunca esqueça-se que pegar animais da floresta é crime, procure órgãos que autorizam a comercialização desse animal e de qualquer outro.

A higienização desse bichinho da-se com a gaiola levando em conta que corujas não tomam banho uma vez que isso as aconteça ficam inabilitadas a voarem já que sua plumagem é um pouco ‘diferente’ das aves como já foi dito o que elas podem fazer ocasionalmente é tomar banho de chuva na natureza, em compensação a gaiola procure limpar diariamente tirando todos os resquícios de comida e toda sujeira.

Diferentes espécies de corujas emitem diferentes sons que na vida selvagem anunciam que elas estão presentes, ou então elas usam desse artifício para comunicarem-se uma com as outras.

Coruja-05

Saúde

Expectativa de vida, em média, de 15 anos a 20 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 400,00 a R$ 1.200,00 (depende da espécie e sua raridade).

Coruja

Leia Também:

Ler anterior

Gato Devon Rex: Preço dos Filhotes, Características

Ler próxima

Canário do Reino (Canarinho): Preço, Características

Deixe um comentário

vinte + doze =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!