Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Canário do Reino (Canarinho): Preço, Características

Canário do Reino (Canarinho): Preço, Características

O Canário (Serinus canária), também conhecido como canário-do- reino ou, popularmente, canarinho, é um pequeno pássaro canoro, membro da família Fringillidae, saiba abaixo sobre sua origem, características, preço, temperamento e algumas curiosidades.

Canário

Origem

O Canário (Serinus canária), também conhecido como canário-do- reino ou, popularmente, canarinho, é um pequeno pássaro canoro, membro da família Fringillidae. Este pássaro é originário dos Açores, da ilha da Madeira e das ilhas Canárias. O seu nome vem destas últimas, sendo que o nome das Ilhas vem da palavra em latim canária que significa “dos cães”, já que os romanos encontraram ali muitos cães selvagens. O nome canário-do- reino foi dado em oposição ao canário-da- terra, pois os canários eram levados por piratas, e navegadores como presentes aos reis europeus.

No ramo da arte da criação de canários, há três grandes grupos: Os canários com cor; Os de porte; e os de canto.

Os canários de cor, pela classificação da OBJO (Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia), contam hoje com quase 450 cores. Segundo o Manual de Julgamento dos Canários de Porte da FOB (Federação Ornitológica Brasileira) /OBJO são cinco os grupos de porte, totalizando 43 raças, e a seleção brasileira têm o nome de canarinho porque é de cor amarela.

Na América do Sul há um canário nativo, chamado canário-terra ou canário- da- terra-brasileiro (Sicalis flaveola brasiliense). Não é da mesma espécie do canário Serinus canária, tendo obtido este nome por sua aparência e para fazer uma contraposição ao canário que vinha de fora. Assim tem-se o canário-da-terra” (Sicalis flaveola brasiliense) e o “canário-dó-reino” (Serinus canária). Como espécie nativa, a criação em cativeiro do canário-da- terra depende de autorização do IBAMA, e sua captura na natureza constitui crime ambiental.

Canário-03

Características

É um pássaro com um comprimento total de 15 cm, e com um comprimento de asa de 71 milímetros. A sua plumagem é geralmente amarelada com a parte inferior do ventre de cor clara. As fêmeas têm uma coloração semelhante, mas mais acinzentada e menos brilhante.

O acasalamento ocorre entre Março e Junho dependendo das condições atmosféricas, e a postura é de 4 a 5 ovos, que têm um período de incubação de 15 dias. O ninho colocado, geralmente, a entre 4 m e 6 m do solo entre ramos de loureiros, pinheiros, e grandes tojos arbóreos, é confeccionado com fibras vegetais, ervas, e folhas de estevas. Aparecem muitas vezes atapetado por líquenes, pelos, e penas. O macho não colabora na incubação, mas, quando os juvenis nascem é solicitado a procurar alimento. Os juvenis com 3 semanas de idade são já capazes de voar, permanecendo ainda um certo tempo na tutela materna.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 9 g a 24 g
AlturaAproximadamente Macho e Fêmea 15 cm
Grupo:Família Fringillidae
CorQuase 450 cores hoje
Nome de Origem:Serinus Canária.
Pais de Origem:Ilhas Canárias.

Canário-04

Temperamento

São aves populares pela beleza do seu canto e por serem extremamente dóceis.

Curiosidades

Criar canários em gaiolas é muito comum e esta prática é permitida pelo IBAMA. No Brasil existe um órgão responsável por toda essa organização de criadores de pássaros domésticos que chama-se Federação Ornitológica do Brasil – FOB. Geralmente, os criadores de canários identificam-nos com um anel quando nascem, e são tratados com muita dedicação e carinho. O interessante é que quando os canários tornam-se adultos, participam até de concursos de beleza e canto. Geralmente, os concursos dos canários acontecem nos meses de junho e julho.

Dicas

Os canários são sem dúvida uma das espécies de pássaros mais populares, tornando-se num ideal animal de estimação devido ao seu bonito aspecto e o seu agradável canto. Mas como todos os animais, também necessitam de certas atenções.

A localização da gaiola é muito importante, devemos escolher um espaço em que não haja demasiado sol ou vento muito forte, e em que o canário esteja livre de ser atingido por outros animais. Isto é especialmente importante se decidir colocá-lo no jardim de uma casa, por exemplo.

Outro aspecto muito importante no cuidado do canário é a limpeza da jaula, esta deve- fazer-se freqüentemente, mas irá depender de quão sujo for o seu pássaro, pelo menos uma vez por semana deverá ocupar-se desta tarefa. Coloque sempre papel de jornal ou papel de cozinha no chão da gaiola, para quando for limpar a gaiola ser mais fácil retirar os excrementos, e a sujidade que cai para o chão. Os acessórios que estão dentro da gaiola também deverão ser limpos, caso contrário o animal poderá ficar doente, mude a água todos os dias para que esta esteja limpa e fresca. Tenha em conta que os canários são bastante delicados, por isso é importante dedicar-lhes todos os cuidados que requerem.

Quando chega à noite tape a gaiola do canário com um cobertor, assim estará a protegê-lo do frio e de algum inseto que poderá perturbar-lhe a sua tranqüilidade.

O canário alimenta-se, normalmente, à base de alpista, embora também possa- lhe dar frutas como a maçã. A porção diária de comida é cerca de uma colher de sopa, no entanto muitos donos costumam encher a comida e quando se tiver acabado, voltam a encher.

Tenha em conta que a plumagem destas aves também é delicada, por isso poderá consultar o veterinário para receitar-lhe algum tipo de vitaminas para dar ao seu animal para este ficar mais saudável. Muitas pessoas não costumam levar estes animais a consultas médicas, no entanto não é demais fazê-lo pelo menos uma vez por ano para certificar-se de que tudo está bem, por fim se decidiu ter um animal de estimação lembre-se que precisa dos cuidados mínimos.

É conveniente que este tipo de animais esteja acompanhado, pode decidir ter um casal macho e fêmea, dois machos, etc., mas tente sempre que pelo menos sejam dois para não sentirem-se sozinhos.

Canário-01

Saúde

Expectativa de vida, em média, 10 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 30,00 a R$ 120,00 (depende da localidade).

Canário-02

Leia Também:

Ler anterior

Coruja: Tudo sobre a Ave e suas Características, Preço e Significados

Ler próxima

Calopsita: Preço dos Filhotes, Características e Curiosidades

Deixe um comentário

4 + doze =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!