Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro BASENJI: Preço dos Filhotes, Características

Cachorro BASENJI: Preço dos Filhotes, Características

Uma raça antiga e uma das poucas criadas na África, o cachorro Basenji tem a sua origem incerta. Há pesquisas que esta raça já tinha exemplares a mais de 4.000 anos. Mas é difícil apresentar uma relação entre eles, pois o basenji descende de exemplares da raça Zaire, no século XIX.

Basenji

Origem

Foi apenas em 1870 que a raça foi “descoberta”, desta vez pelos colonos ingleses que chegaram à região do Congo, onde foram vistos pela primeira vez, durante as primeiras invasões europeias no continente africano. Devido aos cuidados dos nativos para com estes animais, ficou quase impossível afirmar que os Basenji tenham sido cachorros selvagens, e travaram conhecimento com esses cachorros que eram utilizados pela população local na caça.

Encantados com os exemplares que viram, os ingleses exportaram alguns exemplares para a Inglaterra em 1895. Infelizmente esses exemplares sucumbiram à esgana antes que tentasse-se qualquer programa de criação, morreram por uma virose, assim como os que foram exportados em 1923. A raça só conseguiu fixar-se na Grã-Bretanha em 1937, e nos Estados Unidos em 1941, começando aí a expansão da raça em termos internacionais.

No Brasil o Basenji ainda é muito pouco conhecido, e existem poucos criadores que investem na raça, cuja particularidade é o fato de que não latem, mas emitem diversos sons, que alguns descrevem como choros de crianças, outros como cantos ou risadas.

Basenji01

Características

Entre suas principais característica físicas estão os traços de um animal desenvolvido em regiões quentes, não devendo ser criado em regiões com climas frios, e úmidos. Tem como características principais ser um cachorro pequeno. A cabeça enrugada é graciosamente continuada por uma garganta bem arqueada. Os olhos são de cor avelã escura ao castanho escuro, amendoados, dispostos obliquamente, as pupilas são igualmente escuras. As orelhas são pequenas, eretas, e pontiagudas, stop perceptível. O focinho é mais curto que o crânio. O nariz deve ser sempre preto. Os dentes são alinhados.

A cauda está a uma elevação adequada, e dobra para frente encontrando-se ondulada sobre qualquer um dos lados do dorso, com uma curvatura única ou dupla. Os pés são pequenos, e ovais com almofadas grossas, e dedos bem arredondados. Elegante e gracioso, o conjunto transmite uma imagem de equilíbrio, e de vigilante atento. A estrutura equilibrada e a musculatura bem proporcionada permitem-lhe mover com mais facilidade e agilidade. Esta raça caça pela visão e olfato.

Sua pelagem muito curta, lustrosa e fina. A pele é muito maleável. As cores podem ser várias: preta, vermelho acastanhado, cor de fogo, tricolor (preto, vermelho e castanho), ou às manchas (normalmente manchas pretas num fundo vermelho acastanhado); todos devem ter branco no peito, pés e ponta da cauda; manchas, colar e patas brancas são opcionais. De qualquer modo a quantidade de branco nunca deve exceder a quantidade da cor base do cachorro. As marcas de diferentes cores devem estar claramente circunscritas com uma linha de demarcação nítida entre as diferentes cores. A cor da pelagem fornece-lhe uma camuflagem perfeita; as manchas brancas no pelo e um fino revestimento nas orelhas, e corpo ajudam-no a tolerar bastante melhor o calor.

Podendo pesar até 11 kg e medir 43 cm, e as fêmeas 40 cm, medidos sempre a altura da cernelha, tem o seu adestramento considerado difícil, ainda que seja reconhecidamente uma raça dócil e simples.

Peso:Macho e Fêmea de 9 kg a 11 kg
AlturaMacho de 43 cm a 65 cm e Fêmea de 40 cm a 61 cm
Grupo:Grupo 5 – Tipo primitivo
Funções:Cachorro de caça e companhia
Grau de Atividade:Muito alta
Pelo:Curta e lisa
Cor:Preto, vermelho acastanhado, cor de fogo, tricolor (preto, vermelho e castanho), ou às manchas (normalmente manchas pretas num fundo vermelho acastanhado); todos devem ter branco no peito, pés e ponta da cauda; manchas, colar e patas brancas são opcionais
Nome de Origem:Basenji
Pais de Origem:

África Central

Registro FCI:43

Basenji02

Temperamento

O Basenji é uma raça de cachorro de personalidade forte, muito instintivo e independente, apesar de carinhoso, e protetor. Não é exatamente uma raça obediente, e definitivamente não é fácil de treinar-se, porém é um cachorro muito inteligente. Exatamente por isso os exemplares da raça são tão eficazes durante uma caçada, pois mudam de ideia durante a perseguição caso necessária.

Grande caçador é muito conhecido por ser o único cachorro que não late, embora não seja mudo, ele emite sons naturalmente, apenas não late. Além dessas qualidades, o Basenji é um grande velocista, e possui excelente faro e visão. Extremamente dócil com os humanos, mas desconfiado com estranhos.

Curiosidades

Depois dos egípcios adotarem os Basenjis, chegou até a transformar-los em cachorros sagrados, uma vez que acreditavam que eles acompanhavam os mortos ao “Além”. Tal foi à identificação da raça com os egípcios, que, durante muito tempo eram conhecidos como “cão de Keops”, nome do faraó que mandou construir a primeira pirâmide de Gizé.

A forma como ele aí está representado sugere sabedoria interior, e antiguidade. “Basenji” é uma palavra africana que designa “coisa do mato”, e também é conhecido como Zande Dog, Cão do Congo Belga, Cão do Mato do Congo, Bongo Terrier, Congo Terrier, e Nyam Nyam Terrier.

Basenji03

Dicas

Ter um Basenji requer um grande compromisso de tempo, esforço e compreensão, mas darão um excelente companheiro. Estas características devem-se essencialmente ao fato deles poderem ser destruidores caso fiquem sem vigilância.

Comunica-se eficazmente através de uivos em vez de latidos, e por não ladrar não constituem um bom cachorro de guarda. Adoram vegetais, pelo que deve-se incluí-los na sua dieta. Sendo um cachorro ativo precisa de exercícios físicos, e mentais todos os dias. Suas necessidades satisfazem-se com um longo passeio seguido de brincadeiras, ou correndo livremente em uma área segura e cercada. Ele fica melhor vivendo dentro de casa com acesso ao quintal.

As fêmeas têm o cio apenas uma vez por ano, à semelhança dos lobos. A sua pelagem curta não necessita de muita escovagem até porque o Basenji possui muitas características similares aos gatos, senão vejamos o fato dele lavar-se como um gato, e não tem cheiro de cachorro, assim esfregá-lo com uma luva de sabujo é o suficiente.

Basenji04

Saúde

Apesar de ser um exemplar bem rústico, e resistente, o mesmo apresenta alguma tendência para desenvolver alguns problemas de saúde como: displasia coxo-femural, problemas hereditários de visão, síndrome de fancone, e atrofia progressiva da retina. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio do filhote do cachorro Basenji pode variar de R$ 3.000 a R$ 5.000.

Basenji05

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!