Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Jack Russell Terrier

Cachorro Jack Russell Terrier

Com sua originalidade inglesa, o Jack Russel Terrier foi criado pelo Reverendo John Russel em meados do século XIX, para ser uma cachorro de caça, veja abaixo algumas características  e curiosidades sobre esse lindo cãozinho.

Jack-Russell-Terrier

Origem

O inglês tinha como objetivo criar um cachorro elegante e com uma menor agressividade face à presa, capaz de perseguir as raposas na sua toca, mas sem matá-las. Após alguns cruzamentos de sua cachorra Trump, Beagles, outras raças desconhecidas, John obteve como resultado um cachorro forte, corajoso, inteligente e compacto, o seu ideal canino de caça. De aparência rústica, é modernamente cruzado na busca por exemplares mais habilidosos que belos.

Os exemplares do reverendo John Russel não foram logo apelidados de Jack Russel Terrier. Essa designação surgiu mais tarde para distinguir os cachorros vocacionados para o trabalho, os Jack Russel Terriers, dos Fox Terriers selecionados para as exposições caninas, que já não desempenhavam um papel ativo na caça.

Mas da linha de cachorros apurada pelo clérigo, formaram-se duas raças: o Jack Russel, ligeiramente mais longo do que alto e bem proporcionado, o Parson Russel, mais quadrado e mais alto. Ao longo do tempo, o Jack Russel Terrier passou também a ser um cachorro apenas de companhia, apesar de manter muito vivo o seu instinto de caça.

Jack-Russell-Terrier01

Características

De porte pequeno, tem um corpo relativamente quadrangular, com um peito profundo em vez de largo, mais longo do que alto. A cabeça é afunilada, com um stop definido, terminando num nariz preto. Os olhos escuros têm uma expressão viva, de formato amendoado. As orelhas são em forma de botão ou pendentes. Os membros anteriores não são excessivamente musculosos, enquanto que os posteriores são mais fortes. Os pés são redondos. A cauda é pendente.

A pelagem pode ser áspera, quebrada ou lisa, naturalmente dura, acamada, reta, fechada e densa, com bom subpelo e resistente às intempéries. Em qualquer um dos casos, devem apresentar um mínimo de 51% de coloração branca, podendo apresentar manchas pretas, marrons ou tricolores.

A altura ideal para os machos é de 36 cm, as fêmeas de 33 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

Peso:Macho e Fêmea de 5 kg a 7 kg
AlturaMacho 36 cm e Fêmea de 33 cm
Grupo:3 – Cães Terriers
Funções:Cachorro de caça e companhia
Grau de Atividade:Alto
Pelo:Lisos e curtos, quebrado, ou compridos e duros
Cor:Predominantemente Branco com manchas pretas, castanhas ou tricolores
Nome de Origem:Jack Russell Terrier
Pais de Origem:

Inglaterra

Registro FCI:345

Jack-Russell-Terrier02

Temperamento

De temperamento amigável e alegre, cheio de vida, alerta, ativo, com expressão aguda e inteligente, destemido, dócil, porém com uma tranquila desconfiança. Podem conviver com crianças mais crescidas, mas tendem a responder com agressividade quando provocados, pois as pequenas não entendem que eles realmente não gostam que puxem o seu rabo, ou suas orelhas, por exemplo. No entanto, são excelentes cachorros para a família, gentis e fiéis. Idolatram seus donos e em alguns momentos podem ser intensamente e exageradamente protetores e ciumentos.

O seu instinto é bastante aguçado e não é o cachorro ideal para conviver com outros animais. Pode partilhar a casa com outros cachorros, desde que seja socializado com eles desde pequeno.  Inteligente, mas muito teimoso, é difícil de treinar. O treino deve ser consistente e imaginativo.

Curiosidades

É um exemplar bastante famoso na Sétima Arte. Uma das personagens mais famosas protagonizadas por um Jack Russel Terrier é Milo, do filme A Máscara. Também na série de televisão Frasier encontramos Eddie, um simpático, mas irresponsável cachorro desta raça. No filme Querida, encolhi os miúdos e sequelas, é-nos dado a conhecer Quark, o encantador cachorro da família Szalinski.

A pouca importância dada pelos criadores da raça manifesta-se no reconhecimento bastante tardio do Jack Russel pelas entidades internacionais.

A FCI só reconheceu a raça em 1991, a partir do reconhecimento do The Kennel Club que reconheceu a raça em 1990 e publicou um padrão oficial provisório com o nome de Parson Jack Russell Terrier. Para controlar a criação e não deixar que a raça se perca, os clubes especializados exercem um controle mais rigoroso.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Jack Russell Club da América – JRCA – regula a criação e controla os registros dos filhotes que recebem seu pedigree ao nascer, mas só podem ser registrado em definitivo após completarem 1 ano de idade. Nesta época os cães são avaliados novamente e passam, por um exame veterinário para atestar a inexistência de possíveis doenças ou características indesejáveis na raça que possam ser transmitidas geneticamente para os futuros filhotes. Se o cão não passar no exame médico, ou falhar na sua conformação de trabalho, ele ainda pode conseguir seu registro junto ao JRCA, mas apenas se ele for castrado.

Jack-Russell-Terrier04

Dicas

Esta raça é atlética, corajosa e destemida. Na rua, não teme os cachorros de porte maior e costuma provocá-los. Daí que a socialização seja muito importante. Bastante vocal, não deve ser encorajado a ladrar. Devido a esta característica, é um bom cachorro de alerta.

Apesar de ser de pequeno porte, estes cachorros não são indicados para apartamento. O seu alto nível de energia exige um espaço exterior. Ativos dentro de casa exigem um nível alto de atividade física, precisando de um espaço entre médio e grande para ser criado. Deve fazer vários passeios ao dia que permitam-lhe correr e gastar energia. Caso ele não passe por atividades físicas, pode ser um destruidor de móveis e de quintais, portanto quem quer ter um cão dessa raça precisa estar sempre atento a ele. Isso também por ele ser um cão caçador. É preciso que esteja sobre constante supervisão para evitar fugas e acidentes. A pelagem não deve ser alterada. Tanto o pelo macio como cerdoso devem ser mantidos com escovagens regulares.

Jack-Russell-Terrier5

Saúde

São exemplares muito resistentes, mas possuem alguma propensão a desenvolver alguns problemas específicos como outras raças. Apesar disso, deve-se ter especial atenção para: doença de V Williebrand – uma deficiência de coagulação sanguínea, epilepsia, dermatites e eczemas, surdez, problemas oculares, e problemas nas articulações da anca. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 13 anos.

Preço

O preço médio do filhote do Jack Russel Terrier pode variar de R$ 1.500 a R$ 3.000.

Jack-Russell-Terrier03

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!