Cachorro Mastim Espanhol

Cachorro Mastim Espanhol

O Mastim Espanhol (em espanhol: Mastim Español) é um cachorro natural da Espanha, saído das regiões de Cantábria, Castela e Leão, Estremadura, Zamora e Astúrias. É comumente utilizado como cachorro de guarda e pastoreio.

Mastim-Espanhol01

Origem

A origem do Mastim Espanhol certamente vem da antiga Grécia, e também dos Fenícios, com alguns exemplares que eram trazidos para a Espanha por comerciantes marítimos na época de 1000 AC. Os gregos costumavam utilizar cachorros bastante semelhantes nas batalhas devido a sua força, estes teriam misturado-se, e dado origem a esta raça.

Durante o período das grandes navegações, principalmente durante a conquista das Américas os espanhóis utilizavam os Mastins nas batalhas contra os nativos Americanos, Taínos, Astecas, ou mesmo Maias. Eram treinados para ataque, e muito temidos pelos índios, devido a sua grande força e ferocidade.

Historicamente a sua criação e migração estão relacionadas a rebanhos que eram mantidos por povos espanhóis. Desde o seu surgimento o Mastim acompanhava os pastores procurando proteger-los, e guardando os rebanhos de lobos durante as estações mais frias, onde os homens levavam seus rebanhos para outras regiões onde havia pastagens. Fosse em fazendas, sendo criado em casas de família, ou grandes propriedades, realizava sempre a sua função de proteção, independente do território que estivesse da mesma maneira.

Mastim-Espanhol02

Características

Este é um animal mais comprido do que alto, porém de estrutura óssea compacta, sendo classificado como forte, resistente e musculoso, de latido forte e inteligente.

É certamente um cachorro poderoso, de aparência semelhante aos Mastins de outras espécies. Possuem uma cabeça grande e poderosa, com dobras soltas de pele, e uma dupla barbela em seu pescoço. Tem um focinho mais longo comparando com os outros exemplares da raça. Olhos pequenos, e orelhas caídas que lembram triângulos. Seu pescoço é largo e musculoso, fazendo adivinhar-se uma silhueta robusta. Possui um dorso firme, bem desenvolvido, com um peito largo e profundo. Seus membros são musculosos, conferem uma movimentação poderosa. Sua cauda é curta e grossa, enrolando-se ligeiramente quando está em ação.

Sua pelagem é áspera, espessa, densa, e de tamanho médio, podendo ter diferentes colorações, como por exemplo  tons chamados cinzentos lobeiro, gamo, malhado ou branco, em alguns casos eles possuem marcas castanhas, gamo, grisalho ou cinzento. É possível encontrar-se pelos que cubram seu corpo até os espaços chamados interdigitais. Estes que distinguem-se de dois tipos de pelos: um de cobertura sobre o dorso, e outro para proteção sobre as suas costelas e flancos. Pode ser encontrado em seus membros em tamanhos mais curtos, e mais longos e sedosos na sua cauda. Seus exemplares têm o tamanho mínimo de 72 cm. Não existe uma altura máxima para a raça, porém não é recomendado que as medidas mínimas possam ser amplamente excedidas, caso isto ocorra eles devem ser descartados se forem criados para comercialização de linhagens puras.

 

Peso: Macho de 52 kg a 77 kg

Fêmea de 90 kg a 100 kg

Altura: Macho de 77 cm a 88 cm

Fêmea de 72 cm a 88 cm

Grupo: Grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha
Funções: Cachorro de guarda e pastoreio
Grau de Atividade: Alto
Pêlo: Densa, curta e áspera
Cor: Cinzentos lobeiro, malhada ou branca
Nome de Origem: Mastim Espanhol
Pais de Origem: Espanha
Registro FCI:  91

Mastim-Espanhol03

 Temperamento

O Mastim Espanhol é considerado um dos cachorros mais inteligentes existentes atualmente, não desprovido de beleza, sua expressão certamente mostra as duas qualidades distintas. De porte rústico, carinhoso, manso e também nobre, costumam ser muito firme diante de animais perigosos, e também pessoas estranhas.

Um cachorro que muda de comportamento quando precisa defender seu espaço, ou rebanho, é possível observar um cachorro seguro de si, que tem pleno controle de sua força, e também conhece a sua enorme potência. Dominante, principalmente de seus donos, por este motivo ele deve ser ensinado desde cedo, com muita firmeza, e rigor para que possa tornar- se um cachorro adulto obediente.

Por contar com um físico molosso, não é recomendado o adestrar para o ataque, este cachorro é bastante temível devido a sua massa corporal, suas mandíbulas, e também a sua agilidade, tornando-se difícil de dominar quando parte para o ataque. É um animal que não suporta ficar trancado, e ainda precisa de grandes espaços.

A exposição do mesmo, sempre supervisionada com outros filhotes, torna-o pouco acessível a outros animais, o que também não tornará um cachorro ameaçador. A raça também é muito alerta para alimentos, e está sempre em busca de guloseimas para degustar. Uma vez que for estabelecido um respeito, certamente será um cachorro de estimação extremamente leal.

Curiosidades

A criação do cachorro acontece através de inseminação artificial, seu parto é feito sempre através de cesariana, já que não possui uma estrutura física necessária para um trabalho de parto convencional.

Mastim-Espanhol04

Dicas

O Mastim Espanhol é um cachorro bastante atlético, inclinado ao galope, podendo mover-se de forma muito rápida quando necessário o que não condiz com seu porte físico. Precisa diariamente ter longas caminhadas onde poderá exercer seu próprio ritmo. Não é um cachorro que precisa de muito exercício, porém precisa de um grande espaço para viver.  É uma raça gigante que não deve esperar-se que ele fique confinado em um espaço pequeno sem mover-se.

Adoram curtir o dia fora de casa, e são bastante resistentes há dias mais quentes. Um cachorro de pastoreio com uma excelente visão noturna sabe exatamente onde, e quando atacar, é astuto e sabe ser silencioso em seus ataques. Utiliza estas táticas com qualquer ser vivo que possa invadir o seu território, inclusive pessoas, por isso é muito importante ter cuidado com ele, caso não conheça-o, pois ele poderá sentir- se invadido quanto ao seu território, e atacar sem dó. Costuma ter uma postura de guarda, reservada e atenta, está sempre latindo por isso é recomendado para ter este tipo de cachorro em grandes espaços abertos.

Sempre é interessante procurar escovar o seu pelo, tal atividade é recomendada que aconteça diariamente, com uma escova com cerdas. Como qualquer uma das raças maiores existentes, a sua comida, o seu transporte, e consultas no veterinário poderão sair mais caras. Outra observação a que convêm referir-se, é que estes exemplares deverão viver sempre no exterior, já que precisam de espaços amplos para que possam sentir-se bem, e ainda aguentar perfeitamente todas as condições climáticas adversas.

Mastim-Espanhol05

Saúde

É bastante forte, apesar de ter uma expectativa de vida relativamente baixa, ficando entre 8 a 10 anos. Apesar disto, existem vários exemplares que podem chegar até 17 anos de vida. A expectativa de vida convencional deverá ser voltada a produtividade em suas atividades normais. Existe a necessidade de atenção para problemas de displasia de anca, problemas cardíacos e também de visão. Expectativa de vida varia entre 8 anos a 10 anos.

Preço

O preço médio do filhote do Mastim espanhol pode variar de R$ 3.500 a R$ 6.000.

Mastim-Espanhol

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!