Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Affenpinscher: Preço Filhote, Características

Cachorro Affenpinscher: Preço Filhote, Características

Affenpinscher é uma raça oriunda da Alemanha, chamado ainda de Zwergaffenpinscher em sua terra natal, que significa macaco-anão, isso deve-se ao fato de sua cabeça ter a aparência de macaco, também é conhecido como diablotin moustachu, que em francês designa diabinho bigodudo, nome pitoresco e igualmente apropriado.

Affenpinscher

Origem

 

De origem incerta, alguns historiadores acreditam que esta raça descenda de Terriers Alemães de pelo duro, ao passo que outros afirmam ser ela uma descendente de Griffons Belgas. A respeito disso, a mais aceita, levando em consideração o físico do animal, é a de que realmente seja parte da linhagem dos Terriers. De qualquer modo, a origem da raça é de fato alemã, e esses cachorros tornaram-se muito populares já no século 19. Criado inicialmente para ser um rateiro, e apesar do tamanho, é também visto como bom cachorro de guarda de lares.

Affenpinscher 01

Características

De porte pequeno e compacto, a cabeça tem formato arredondado, fisionomia simiesca, o stop é claramente definido, com focinho curto e reto, trufa redonda, cheia e preta. A mandíbula prognata, característica da raça é ligeiramente curvada para cima. Os olhos são arredondados, cheios, de cor escura.  As orelhas são inseridas altas, portadas planas, viradas para frente em forma de “V”.

Quando eretas, as orelhas são visivelmente pequenas, erguidas e portadas verticalmente. Com a pele bem aderente ao corpo, a pelagem apresenta-se bem densa e áspera. Tipicamente, a cabeça é adornada por sobrancelhas espessas e por pelos em forma de coroa ao redor dos olhos. A raça apresenta uma típica e expressiva barba, topete e pelos nas bochechas. Se comparada com os pelos do corpo, a pelagem da cabeça é mais dura, espalhada e reta, o que contribui para a característica expressão de macaco.

De acordo com o standard oficial da raça, esses exemplares apresentam porte pequeno, variando entre 25 e 30 cm de tamanho, tanto para os machos quanto para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. O peso fica entre 4 e 6 kg, também para ambos os sexos.

 

Peso:Macho e Fêmea de 4 kg a 6 kg
Altura:Macho e Fêmea de 25 cm a 30 cm
Grupo:Grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha
Funções:Cachorro de guarda e companhia
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:No corpo é densa, áspera e bem farta. Na  cabeça é reto, com mechas aparecendo em torno da face
Cor:Preta, mas admitem-se marcas ou nuanças de marrom ou cinza
Nome de Origem:Affenpinscher
Pais de Origem:Alemanha
Registro FCI:186

Affenpinscher 02

 Temperamento

Ele é uma mistura de exuberância e de obediência, persistentes, estão sempre alerta, sendo excelentes guardas, apesar de seu pequeno tamanho. É amigável, fiel, às vezes impaciente, porém é descrito no standard da raça como um “cachorro de família em todos os aspectos”.

Destinado a companhia, calmo, muito amoroso, dócil, afetuosos ao extremo, brincalhão, obediente, muito inteligente, e sensível, está atento em relação a tudo que acontece ao seu redor. Está sempre à procura de seus donos e, extremamente vigilante, não deixa escapar nenhum pequeno ruído sem demonstrar a sua atenção a todos os movimentos. É considerado também, territorialista, vigilante, capaz de manter qualquer intruso distante, talvez em decorrência de suas atividades antigas de caçador de grandes roedores na Europa, lá pelo século 19. Facilmente adaptável à vida em ambientes menores, como apartamentos ou casas sem quintal.

Tem problema de convivência com cachorros maiores, e também com crianças pequenas, isso acontece porque estes cachorros são muito territorialistas, e extremamente ciumentos com seus pertences e brinquedos.

Curiosidades

A raça é certamente antiga. A prova é que existem pinturas anteriores ao século XVII nos quais aparecem cachorros de aparência similar. Sua popularidade não deixou de aumentar desde o final dos anos 30, época em que começa a ser notado nas exposições caninas.

Affenpinscher04

Dicas

Apesar de pequeno precisa de estímulos físicos e mentais regularmente. Os que vivem em ambientes menores precisam ainda mais da presença de seus donos durante as brincadeiras. Não gostam, e não devem viver sozinhos, sendo mais adequados para famílias que estejam mais presentes. Não é a raça mais indicada para pessoas que passam o dia todo fora de casa. Aulas de adestramento básico, e passeios regulares também são indicados para esse pequeno e gracioso cachorrinho. Vale lembrar, que mesmo sendo extremamente inteligente, o adestramento não é simples, e o processo pode, muitas vezes, durar meses a fio. Os principais motivos para a dificuldade do adestramento são a sua teimosia, distração e obstinação. Adestradores profissionais dizem, ainda, que o processo deve ser duro e firme, pois a raça tem como forte característica o individualismo e o territorialismo,principalmente quanto aos seus objetos e brinquedos.

Como já dito acima, os exemplares possuem um pelo duro, então os cuidados com a pelagem são essenciais. É recomendada a escovação do pelo, de duas a três vezes por semana, evitando assim que o mesmo fique embaraçado e com nós. Quando optar pela tosa, é preciso que a mesma seja realizada em petshops, com profissionais especializados, pois ele pode movimentar-se bruscamente, dificultando a tosa. Adicionalmente, os pelos não devem ser totalmente tosados: deve ser mantido um comprimento curto.

 

Affenpinscher-05

Saúde

No geral, é considerado um cachorro saudável – visto sua longevidade, a qual pode alcançar os 14 anos. Entretanto, em sua meia-idade podem apresentar alguns problemas simples, os quais devem ser tratados e acompanhados com cuidado. Algumas das doenças mais comuns apresentadas pela raça são às ligadas à visão, e ao sistema respiratório. A falta de ar é uma ocorrência frequente.

Por outro lado, é uma raça que oferece poucos riscos aos donos e demais pessoas que convivem com sua companhia. O Affenpinscher é hipoalergênico, ou seja, não favorece a ocorrência de alergias. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio do filhote do Affenpinscher pode variar de R$ 1.800 a R$ 2.500.

Affenpinscher-03

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Mastim Espanhol

Ler próxima

Cachorro Australian Shepherd (Pastor Australiano)

Deixe um comentário

13 − oito =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!