Guia de Raças

Cachorro Pastor Catalão

Pastor-catalão (em catalão: gos d’atura català) é uma raça canina de pastoreio proveniente dos Pirinéus da Catalunha. As fêmeas desta raça são descritas como detentoras de instinto maternal único. Criados para serem cachorros de pastoreio, são comuns pela Europa, particularmente na Finlândia, Alemanha e
Suíça. De qualidades que incluem a vigilância, a coragem, e a energia, é ainda tido como um bom cachorro de guarda, usado inclusive como policial em sua terra natal.

Pastor-Catalao-03

Origem

A sua origem vêm enraizadas de várias teorias, permanecendo por muitas vezes obscuras. Existem várias hipóteses de seu desenvolvimento. E com isto, uma delas relaciona-o ao chamado Pastor Português, e ao Pastor dos Pirineus de pelo longo. Outra teoria que é bastante forte, e sustentada, diz que a raça teria formado-se a partir de diversos cachorros provenientes da França, já que na região onde foram registrados os primeiros exemplares sofreram grande influência francesa.

A sua criação começou a ser desenvolvida no norte da Espanha, acabando por subdividir em duas variedades utilizando como um fator distintivo a sua pelagem. A sua variedade de pelo longo é bastante encontrada  já a sua versão de pelo curto, atualmente é bem rara.

Seu padrão de raça foi baseado nas várias proporções, e também características de um exemplar macho e, de uma fêmea que chamavam-se Íris, com um registro realizado no ano de  1929. Assemelham-se bastante ao Bearded Collie devido a sua barba, e bigode, que são considerados proeminentes. Seu porte lembra o Springer Spaniel Inglês.

Este cachorro pastor conta com uma grande personalidade e inteligência, além de uma boa capacidade de aprendizagem, sendo bastante popular tanto nas regiões da Catalunha como em toda a Espanha e em outros países. Esta popularidade vem crescendo cada vez mais. Aos poucos, devido a sua adaptabilidade e tamanho, tornou-se uma grande companhia na casa, apesar de alguns exemplares serem um tanto independentes.

Pastor-Catalao

Características

Fisicamente é um animal grande, podendo pesar até 20 kg, medindo 55 cm de altura. Em sua aparência de forma geral, são cachorros considerados de médio porte, proporcionais, com uma expressão bastante nobre, tranqüilos, ativos, inteligentes e companheiros. Possuem um corpo alongado, forte e também musculoso fazendo-se notar a sua grande potência, e também agilidade.

Sua pelagem costuma ser bastante longa lisa e ainda levemente ondulada  pontas. Suas cores são um tanto diferentes, para se ter uma idéia, de longe, ele parece preto e branco, podendo ter tons mais claros nas pontas. Se for visto mais de perto, mostra que a cor vem de uma mistura de pelos de diferentes cores, como por exemplo, o fulvo, o marrom, que tem uma tonalidade mais ou menos avermelhada, cinza, preto e branco. As cores básicas que existem em um mix são: O wafer, com tons leves, médios e escuros; Tons de terra, que oferece cabelos terreno, castanho, branco e preto. Contam com tons claros, médios e também escuros; Cinza, composto de brancos, tons de cinza, e preto que vão do cinza prata ao cinza preto. Se apenas este preto é dominante e combinado com o branco, oferece um tom preto gelado. Não costumam serem suportadas manchas brancas ou pretas. Para as entidades oficiais e clubes da raça, pequenos pelos brancos, ou em forma de estrela no peito, e no topo dos dedos podem ser tolerados. Mas em nenhum dos casos deverá vir acompanhado de unhas brancas.

É possível encontrar exemplares que tenham pelos abundantes principalmente na terça parte posterior de seu corpo. Na sua cabeça é possível encontrar formação de barba, e também sobrancelhas. Sua cauda e todas as outras extremidades do seu corpo são totalmente cobertas por pelos. Apesar de toda esta pelagem, não possui problemas de adaptação para região com temperaturas frias ou quentes.

Peso: Macho e Fêmea de 20 kg a 27 kg.
Altura: Macho e Fêmea de 45 cm a 55 cm.
Grupo: 1 – Cães de Pastor e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços) – de pastor
Funções: Cachorro de caça, pastoreio.
Grau de Atividade: Alto
Pêlo: Longa e lisa.
Cor: Castanho Claro, Castanho mais ou menos avermelhado, Cinza, Preto e Branco.
Nome de Origem: Gos d´Atura.
Pais de Origem: Espanha
Registro FCI:  87

Pastor-Catalao-02

 Temperamento

Os exemplares de Gos d’Atura são donos de um instinto maternal único, e desempenham uma excelente função de cachorros pastores, sem que necessitem de um treinamento prévio.

Este fato deve-se principalmente as características como a atenção, vivacidade e inteligência. Em seu próprio olhar que podem ser encontrados, é possível ainda se ver refletida a nobreza que guarda-o. Seu caráter mais rústico e agradável, fazendo com que sejam confiados ao cachorro pastos e rebanhos, muitas vezes apenas para um cachorro, existe a certeza de que nenhum desconhecido irá aproximar-se.

Em alguns casos, podem tornar-se cachorros pouco sociáveis, bastante vigilantes, e resistentes á temperaturas tanto quentes como frias. De forma geral não são afetados em qualquer tipo de alteração climática. São considerados excelentes cachorros de famílias, ligados de forma espontânea as crianças, com quem gostam de jogar e brincar. Adaptam-se de forma perfeita á rotina em família, e apreciam também passeios, e atividades exteriores, além de gostar de acompanhar o seu dono em corridas, e brincadeiras. São protetores e muito leais.

Curiosidades

O cachorro foi criado por muitas gerações como um trabalhador, mas acabou tornando-se um excelente cachorro de companhia também. Um cachorro não muito comum em regiões mais quentes do planeta. É uma raça originária dos chamados Pirineus Catalães, desenvolvida muito rapidamente em zonas pastorais, de acordo com agricultores europeus, estes cachorros são perfeitos para a realização deste tipo de função de pastoreio, devido a sua grande obediência, e pela sua capacidade de tomar iniciativas em relação aos direcionamentos de rebanho. A sua valentia e sua coragem, porém rendem-lhe um excelente desempenho para a missão de escolta, além de exercerem bem ambas as funções, são excelentes para companhia, por ter uma grande inteligência, e também fidelidade aos donos.

Dicas

Os cães Gos D’Atura são bastante habilidosos, contam com muita agilidade, além de serem ordenados, e obedecerem muitas vezes sem um prévio treinamento. Costuma instintivamente dominar pastoreios, e participa inclusive de testes não competitivos de pastoreio. São excelentes companheiros do homem apresentando uma imensa lealdade, podendo ficar eternamente de vigília para seu dono com um forte instinto maternal.

Muito inteligentes, defende os animais de pastoreio como se fossem seus filhos, podendo ser até mesmo feroz em alguns casos. Possui um bom relacionamento com as crianças e pode ser treinado facilmente até por crianças. Por ser muito ativo e brincalhão, costuma sujar-se com freqüência, e por isso é importante escová-lo diariamente. Se forem dados banhos com muita freqüência ele poderá perder a defesa da sua pele, e o brilho natural de seus pelos.

Pastor-Catalao-01

Saúde

Os Gos D’Atura são propensos, unicamente devido o seu tamanho, a contrair a chamada displasia da anca. Um cachorro de temperamento forte e ativo, precisa ser exercitado diariamente, pois pode apresentar alguns episódios de atrofia em suas patas. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio do filhote do Cachorro Gos d´atura (Pastor Catalão) pode variar de R$ 2.000 a R$ 5.000.

Pastor-Catalao-04

Leia Também:

Cachorro Pastor Catalão
Avalie esta postagem

Aqui você encontra tudo para o seu pet.

Pets Perdidos Adoções
Pets Perdidos Achados
Pets Perdidos Perdidos
Pets Perdidos Forum
Pets Perdidos Encontros
Pets Perdidos Serviços
Dra Talita Dal Evedove Lopes. CRMV-SP 26.406

Dra Talita Dal Evedove Lopes, Médica Veterinária (CRMV-SP 26.406)

Formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2009, pós graduada em clínica médica de pequenos animais, especializada em Acupuntura Veterinária, Homeopatia Veterinária, Floral e Reiki Veterinário.
Médica Veterinária do Centro Veterinário Manuel Lopes.
Responsável pelos conteúdos técnicos do Encontros Pet.
Envie sua duvida pra gente: [email protected]

Encontros Pet

Comentários