Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Golden Retriever

Golden Retriever

O Golden Retriever é uma raça canina, originária da Grã-Bretanha, foi desenvolvida para caça de aves aquáticas e selvagens. Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos, e elaborados por Lord Tweedmouth (da região de Tweed, na Escócia), que buscava um cachorro de médio porte, que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, que conseguisse avançar em uma vegetação densa, enfrentar águas frias, nadar, e fazer o resgate com cuidado, o que levou ao uso de diversas raças, entre elas a extinta Tweed Water Spaniel.

Golden-retrevier01

Origem

Com resultado dos esforços, nasceram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo os descendentes desta última, os principais ancestrais dos Retrievers conhecidos apenas em 1912, ele foi nomeado de Golden Retriever, mas o AKC só registrou-os em 1927. A raça foi valorizada por suas habilidades de caça, produzidas pela cuidadosa mistura de seu material original.

Já difundidos, os padrões exigidos geraram duas variantes: uma para exposição, e outra para o trabalho. Na América, ele chegou ao início do século XX, e tornou-se uma das raças mais populares. Apesar de destacar-se pelas habilidades de caçadores destemidos, acabaram tornando-se animais de estimação muito comuns, além de cachorros de exposição, e competidores em eventos de obediência.

A sua personalidade foi um fator primordial para a sua popularidade aqui no nosso continente. As qualidades destes exemplares fizeram-nos bons animais de trabalho. Modernamente, são usados para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalharem como cachorros policiais, e de resgate. Contudo, na busca pelos mais habilidosos, cruzamentos indiscriminados geram exemplares alérgicos e agressivo/possessivos.

Golden-retrevier02

Características

Entre suas principais características físicas está sua expressão, descrita como meiga. Devido a todas as suas qualidades, foi eleita a raça mais popular no Japão.

Fisicamente, de porte médio, o Golden é ainda um animal robusto, de expressão doce, equilibrado, simétrico, forte, de movimentação nivelada. Cabeça é bem balanceada, tem focinho largo, stop bem definido, e trufa preferencialmente preta. Tem orelhas diferentes de outros cachorros, sendo elas caídas e únicas, ou seja, tornando-se um diferencial. Seus olhos são escuros e penetrantes, mas são fofos e caridosos. A cauda é inserida e portada no nível do dorso, sem curvatura na ponta.

Seus pelos são os maiores charmes, lisos e ondulados, variam de cores entre os tons dourados (golden) até loiros, mais parecidos com creme, macios e de tamanho mediano, mas nunca vermelho ou mogno. Boa parte destas alterações das cores é imperceptível, pois há muitos tons, e é bem detalhado, o que torna cada pelagem única e exclusiva. Alguns, em casos raros, apresentam pelos brancos na região dos peitos, o que é permitida, de acordo com o Standard Oficial da raça.

São obedientes, dóceis, inteligentes e amigáveis. Adoram ficar perto dos donos e brincar com eles, sempre correndo e exercitando-se com muito vigor. Devido aos seus cruzamentos, eles lidam muito bem com água, e seus pelos são propícios a isso, pois são espessos e resistentes, assim como dos labradores.

A altura dos exemplares machos da raça Golden Retriever pode variar entre os 56 e 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas da raça Golden Retriever medem entre os 51 e 56 cm.

Peso:Macho de 29 kg a 34 kg

Fêmea de 25 kg a 32 kg

Altura:Macho de 56 cm a 61 cm

Fêmea de 51 cm a 56 cm

Grupo: grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides
Funções:Cachorro de caça, guia, companhia
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Grossa, Lisa, Longa, Ondulada
Cor:Creme, Dourado
Nome de Origem:Golden Retriever
Pais de Origem:Reino Unido
Registro FCI: 137

Golden-retrevier04

 Temperamento

Considerado um cachorro de fácil adestramento, possui faro e visão muito apurados, características que aliadas a sua notável inteligência, vontade de aprender, e capacidade de concentração, tornou-o apto a desempenhar outras funções além de suas atividades originais. Pode ser utilizado hoje em dia como cachorro farejador, de salvamento, guia e, é claro, de companhia. Trata-se de uma raça amável, simpática e confiante. É dócil, afetuoso e faz novas amizades com extrema facilidade. Costuma aceitar carinho de qualquer pessoa, tanto dos mais próximos à família, quanto de pessoas estranhas, o que não faz do Golden um bom cachorro de guarda.

É muito ativo, cheio de energia e, brincalhão. Adora a companhia dos donos e são especialmente pacientes, e tolerantes com as crianças. Conhecido por ter um alto grau de sociabilidade, costuma adaptarem-se muito bem com outros cachorros, e demais animais domésticos. Os filhotes são alegres, brincalhões e muito ativos. Ficam sempre por perto, e adoram correr, e brincar com os seus donos. Só cuidado para não mimá-lo demais, já que sempre ficará triste quando você abster de carinho por períodos maiores. Se mal consegue lidar com um Golden macho ou fêmea, nem cogite induzi-los a procriarem, pois os bebezinhos terão ainda mais fôlego, e deixaram qualquer dono cansado, e pedindo por férias.

Essa raça precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias. Ele tende a ser excessivamente exuberante e agitado, e seu entusiasmo pelas coisas distrai-o facilmente durante o treino. Porém, ele é louco para agradar, e adora aprender. Os feitos de que é capaz em obediência competitiva são impressionantes. Gosta especialmente de brincadeiras que envolvam buscas, e adora trazer as coisas na boca.

Curiosidades

O Golden Retriever é o quarto colocado na lista de cachorros mais inteligentes do mundo, portanto ele é esperto e entende muito bem o seu dono. Logo, o adestramento fica muito mais simples e fácil de ser aplicado.

Atente-se, apenas, a iniciar o treinamento enquanto ele é bebê, pois crescer sabendo o que pode, e o que não pode fazer, facilitará o processo de aprendizagem. Oriente-o sempre claramente, e não confunda-o com comandos contraditórios. A adestrabilidade é acima da média, tornando-se uma boa opção para donos de cachorros de primeira viagem, que não tem o costume de lidar com estes animais.

Golden-retrevier03

Dicas

Sabe a cena clássica de arremessar uma bolinha e pedir que o cachorro busque? A raça que mais diverte-se com esta brincadeira é do Golden Retriever! Eles são extremamente brincalhões, adoram diversão, estão sempre com muito ânimo, e energia. É uma escolha interessante para quem tem filhos pequenos, pois eles ganharão um companheiro, um amigo devoto e protetor de toda a família. O seu instinto de caça continua presente, então você ganha um bom aliado como proteção para a casa.

O Golden Retriever precisa de exercícios todos os dias, e de interação humana. Lições de obediência que o desafie, simulações de caça ou de busca, são ótimas formas de exercitar a mente e o corpo do Golden. Ele é um cachorro tão social que o melhor é deixá-lo compartilhar a vida familiar.

Além de todas estas facilidades, sua higiene é simples. É importante que o dono penteie os lindos fios com certa periodicidade (de 3 a 4 vezes por semana), bem como dê banhos quinzenais. Lembre-se que os filhotes devem tomar banho somente a partir dos 2 meses de vida.

Sua saúde não é ruim, já que ele tem boa tolerância ao calor e ao frio, mas o dono tem que atentar-se a certas doenças que são mais comuns nesta raça, e extremamente perigosas que podem levar a morte.

Golden-retrevier05

Saúde

Os Golden Retrievers são fortes, cheios de energia, adoram brincar e rastrear objetos, entretanto eles apresentam algumas tendências de problemas de saúde que devem ser muito bem cuidadas para evitar que ocorra um quadro mais grave. Quanto à temperatura, o dono pode ficar sossegado, pois estes cachorros têm boa tolerância tanto ao frio quanto ao calor, não necessitando de tantos cuidados extras em invernos e verões rigorosos.

É muito triste, mas esta raça pode sofrer de displasia, ou seja, paralisia das patas traseiras, levando-o a utilizarem cadeira de rodas como locomoção, o que seria ainda pior para esta raça que gosta tanto correr e brincar. Além disso, pode vir a ter catarata, que leva a cegueira parcial ou completa, necessitando de cirurgias. Outro problema muito comum é com as artérias coronárias, a CHD (Coronary Heart Disease), que leva a morte. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 13 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.500 a R$ 5.000.

Golden-retrevier

Pensando em ter um Golden? Leia antes….

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!