Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Peixe Beta: Como Cuidar?

Peixe Beta: Como Cuidar?

O peixe Beta é apontado por muitos como os mais bonitos peixes de água doce, sendo conhecidos também como “Betta Splendens” ou “Peixe de Briga Siamês”.

Cuidar do peixe Beta exige muita atenção, pois eles têm suas particularidades, por exemplo, eles preferem comida viva, entre elas a larva de camarão e também a de mosquito e são estas comidas que eles encontram na natureza, por isto quando são criados em aquários precisam receber esta alimentação, porque é do costume da espécie.

peixe-betta-cuidar

Algumas pessoas utilizam de excelente qualidade, mas nada substitui os alimentos vivos, que podem ser intercalados com as rações, mas não podem faltar no cardápio deste lindo peixinho.

Quando o peixe Beta já estiver adulto poderá alimentá-lo apenas uma vez por dia, mas enquanto ele for filhote é importante que a alimentação aconteça duas vezes por dia, só que usando a metade dos alimentos, ou seja, você vai utilizar a mesma quantidade para alimentar os adultos e filhotes, só que por estarem em fase de crescimento os filhotinhos devem ter a refeição dividida em duas vezes diárias.

O excesso de alimento deixará seu peixe Beta obeso e isto não é nem um pouco saudável.

A quantidade de comida dada a um peixe Beta deve ser a suficiente para ele consumir em um prazo máximo de 2 a 3 minutos e nunca deve dar além do que ele possa comer de uma só vez.

Se sobra comida na água poderá surgir bactérias e o peixe ficará doente. É preciso muita atenção a este importante detalhe e fique sempre atento ao fundo do aquário para evitar possíveis poluições.

Apesar de ser muito bonito e com um visual que sempre chama a atenção, o peixe Beta não é nada exigente quanto ao espaço, podendo ser criado até mesmo em um aquário pequeno, mas isto não significa que você pode ter um destes em um espaço minúsculo porque eles gostam de abrir suas lindas caudas.

peixe-betta-cuidar-02

Para calcular bem o espaço, saiba que a cauda do peixe Beta, quando aberta, nunca deve encostar no vidro do aquário, assim ficará mais fácil para você escolher o modelo certo para criar seu peixinho.

Importante também é ter um termostato no aquário e se possível um filtro de oxigênio, se bem que este segundo item nem sempre é uma das principais exigências.

Lembre-se que o aquário deverá ter tampa para diminuir a evaporação da água e também evitar o acúmulo de poeira. Outra grande utilidade da tampa neste caso é que o peixe Beta adora saltar e eles são bons nisto. Sem a tampa em seu aquário você corre o risco de encontrar algum peixinho morto fora do recipiente.

Por fim, lembre-se que é melhor deixar o peixe Beta sozinho no aquário, sem misturá-los com outras espécies. Realmente há outros peixes que convivem bem com eles, mas são muito difíceis de serem encontrados.

Evite também manter dois Betas em um mesmo aquário e tenha cuidado com as fêmeas, porque elas sempre gostam de determinar o seu espaço em relação às outras.

peixe-betta-cuidar-01

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Como o Peixe Dorme, Come e Respira?

Ler próxima

Ração Premier é boa para Cães?

Deixe um comentário

18 − 15 =

Nenhum comentário encontrado.

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!