Os peixes estão entre os animais que mais despertam a curiosidade dos humanos, afinal eles vivem embaixo d’água e basta observá-los um pouco, principalmente quando estão em um aquário, para começarem a surgir as muitas dúvidas, por exemplo: como o peixe dorme, como e respira?
A primeira dúvida, sobre como os peixes fazem para dormir, é mais difícil de ser explicada porque na verdade os peixes não dormem, pelo menos no conceito que temos de dormir.
É que todos os animais que conhecemos e que vivem mais próximos de nós sempre reservam algumas horas do dia para dormirem, seja o cachorro, gato, cavalo, pássaros, etc., mas com os peixes não é assim.
Os peixes não precisam dormir para recomporem a energia gasta, basta que eles reduzam durante o dia as atividades e isto já é suficiente para eles se manterem “acordados” o tempo todo.
Precisamos lembrar ainda que os peixes estão sempre cercados de predadores e para eles, dormir pode significar morrer. Mesmo que eles estejam em um aquário, onde nenhum mal lhes acontecerá, mas eles não sabem disto e ficam o tempo todo atentos a tudo a seu redor.
Outro fato curioso é que peixe não possui pálpebras, que permitem fechar os olhos, então já podemos entender melhor que o “dormir” dos peixes é bem diferente do que entendemos para nós.
Se você tem um aquário em casa observe durante o dia que o peixe fica quietinho, sem se locomover. Pode ser que ele esteja “dormindo”, entretanto este estado dura muito pouco tempo e logo ele começa a se mexer novamente.
Quanto à capacidade de respirarem embaixo d’água, o sistema respiratório dos peixes é formado pela boca, guelras, fenda opercular e os opérculos, presentes na maioria destes animais.
As guelras são responsáveis pela “respiração aquática” e a água ingerida pela boca chega a elas e assim o sangue tira o oxigênio e expulsa o dióxido de carbono através dos opérculos, que são aqueles orifícios presentes na cabeça do peixe.
Note que os peixes nunca bebem a água, como muitos imaginam, eles a ingerem, mas logo em seguida a expulsam.
Há peixes que não possuem estes opérculos, entre eles as raias e também os tubarões.
Quanto a alimentação, esta é uma questão muito ampla, pois cada espécie tem seus próprios hábitos e preferências. Por isto não é recomendado ter em um único aquário várias espécies de peixe, pois pode ser que elas se alimentam de forma diferente, só que vai ser difícil organizar tudo no momento a refeição.
Se você tem um aquário em casa precisará pesquisar qual é a ração indicada para os seus peixinhos. É preciso saber se eles são herbívoro, onívoro ou carnívoro e também definir a quantidade diária certa de alimento.
Tem peixe cuja boca é virada para baixo e ele fica no fundo do aquário procurando alimento, enquanto outros tem a boca para frente e eles preferem alimentos que ficam imersos na água, enquanto tem os peixes com a boca virada para cima e estes sempre procuram alimentos que ficam na superfície.
Você já tinha parado para pensar em tudo isto? Se tiver dúvida, converse com o proprietário de uma loja especializada e leve uma foto do seu peixe, assim ele poderá identificá-lo e lhe indicar a melhor ração.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário encontrado.