Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Doenças de Coelhos Domésticos, Veja as Principais

Doenças de Coelhos Domésticos, Veja as Principais

Muitas pessoas gostam de ter um coelho doméstico em casa, pois são fofos, divertidos, uma ótima companhia, só que é preciso ficar muito atento quanto à saúde desses animais. A higiene do local onde eles ficam precisa ser feita diariamente e a alimentação também merece uma atenção especial, do contrário eles poderão contrair algumas doenças.

doencas-coelho

Veja quais são as principais doenças dos coelhos domésticos:

Resfriado

Não acontece com muita frequência, mas o coelho doméstico pode se resfriar e nesse caso precisará de cuidados especiais. O coelho começa a espirrar repetidamente e apresenta secreções nasais.

O resfriado no coelho doméstico ocorre geralmente por mudança brusca de temperatura, mas há outros motivos que ocasionam o problema. Se não tratado, o resfriado poderá evoluir para uma pneumonia e aí a situação agrava.

O local onde o coelho fica deve estar sempre limpo, seco e protegido de possíveis correntes de ar.

Diarreia

Quando o coelho doméstico sofre de diarreia ele passa por uma desidratação muito rapidamente e pode até morrer. Os motivos são os mais variados, mas geralmente a diarreia surge em decorrência de alimentos mal conservados, ou então a presença de alguns parasitas na comida do animal.

O coelho poderá apresentar inchaço no ventre, parar de comer e até ficar mais quieto.

O tratamento é feito com muita água para hidratá-lo o mais rápido possível e levá-lo a um veterinário para que não corra risco de morrer.

doencas-coelho-01

Sarna

É uma doença grave e por ser contagiosa precisa ser combatida urgentemente. Assim que notar que um coelho tem sarna, ele deverá ser isolado no mesmo instante. A sarna pode se espalhar por todo o corpo do coelho doméstico, diferente da sarna auricular que fica apenas na orelha.

Os parasitas ficam escondidos sob a pele do animal e se alimentam do sangue. O local onde os parasitas picam, provocam irritações e logo vem as secreções. O local geralmente apresenta perda de pelo.

O veterinário deve ser procurado imediatamente para que ele possa fazer uma avaliação e indicar o melhor tratamento. O que nunca deve ser feito é usar remédios caseiros, ou indicados por amigos e vizinhos, pois isso pode piorar o problema, além de atrasar a ida ao veterinário que lhe indicará o tratamento adequado para o caso do seu coelho doméstico.

Conjuntivite

Se você notar que há secreção nos olhos do seu coelho, é quase certo que seja conjuntivite, doença ocasionada por uma infecção nas pálpebras. Geralmente o tratamento é feito com a utilização de colírio específico, que deverá ser prescrito por um veterinário.

Você não deve jamais utilizar qualquer colírio que tenha em casa, nos olhos do seu coelho. Somente o veterinário poderá lhe dizer qual é o colírio mais indicado e até mesmo se há necessidade de algo mais, pois cada caso preciso ser analisado de forma individual.

Muitas pessoas cometem o grave erro de querer usar remédios caseiros para tratarem as doenças de seus coelhos.

O correto é sempre levar o animal ao veterinário e assim que surgirem os primeiros sintomas de que algo esteja errado, assim ficará mais fácil combater a doença e fazer com que seu coelhinho fique bom logo.

doencas-coelho-02

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Coelho Anão: Preço, Cuidados, Tempo de Vida

Ler próxima

Hamster Chinês: Preço, Filhotes, Cuidados

Deixe um comentário

16 − 3 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!