Viajar com Cachorro de Ônibus Dúvidas e Dicas

Viajar com Cachorro de Ônibus Dúvidas e Dicas

Viajar com cachorro de carro não é tarefa fácil, pois o animal precisa ficar na sua “casinha” e essa por sua vez deverá estar bem presa. Também é preciso parar em horários determinados, para que o animal faça suas necessidades fisiológicas e beba um pouco de água para se hidratar. Acontece que nem todo mundo viaja de carro, tem muita gente que vai pegar a estrada de ônibus e nesse caso surgem muitas dúvidas, afinal, como levar o cão em uma viagem dessa? Veja as dicas e tire suas dúvidas.

viajar-onibus-cachorro

Para começar, lembre-se que é de fundamental importância identificar corretamente o seu cachorro, colocando em sua coleira todas as informações necessárias, como o seu nome, endereço e telefone de contato.

Não deixe de levar os documentos de vacinação e deve estar tudo em dia. Antes de viajar, leve o cachorro ao veterinário e avise que irá viajar, qual será o destino, para que ele possa lhe orientar sobre as vacinas necessárias, se há alguma pendente e aproveite para ver se é preciso levar algum medicamento em específico, caso seu cão faça uso. Peça ao veterinário que lhe forneça um documento comprovando que seu amigo canino goza de plena saúde, lembrando que esse documento deve ser emitido no máximo duas semanas antes da viagem.

É importante também que você entre em contato com a empresa com a qual irá viajar, para saber quais são as regras. Algumas permitem que o cão fique no corredor do ônibus, outras exigem que a pessoa compre uma passagem a mais para que o cachorro fique do seu lado, ocupando a poltrona. E é claro que seu cachorro deverá ficar dentro de uma caixa especial, própria para transporte, que você pode comprar facilmente nas lojas especializadas.

Muitas das dúvidas que as pessoas têm em relação a levar o cachorro para uma viagem de ônibus, elas mesmas podem responder. É comum a pessoa ficar em dúvida sobre qual será o comportamento do cão, se ele vai latir, se vai ficar quietinho, se vai sentir sede, vontade de fazer xixi, etc.

Por isso você deve responder a perguntas básicas, por exemplo:

Meu cachorro já andou de ônibus?

Como ele se comporta perto de pessoas estranhas?

Ele fica quietinho quando está na “casinha” para viagem?

Meu cão é sociável?

Respondendo essas perguntas você pode ter uma boa ideia de como será a viagem. Se o cão não for tão bonzinho como você gostaria, poderá conversar com seu veterinário para ver se ele receita algum calmante natural para o seu pet, mas só faça uso do que o veterinário receitar.

Você deve comprar a caixa de transporte alguns dias antes da viagem e deixar seu cão dentro dela por curtos espaços de tempo, ficando ao lado dele, conversando e dando alguns petiscos, para que ele possa se acostumar. A primeira vez é normal que ele rejeite ficar lá dentro, mas seja carinhoso e paciente que logo seu animalzinho já ficará mais tranquilo, pois saberá que o tempo todo você estará ao lado dele.

LEIA TAMBÉM:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!