Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Chow Chow: Preço, Características

Cachorro Chow Chow: Preço, Características

Um cachorro que chama atenção pela sua juba parecida com a do leão, o Chow Chow antigamente era usado para caça e cão de guarda na China, até o final do século XIX puxava carroça, sua carne é apreciada ainda hoje por alguns países asiáticos, mesmo após constantes protestos de ongs. Saiba também suas características, preço dos filhotes e curiosidades sobre o “cachorro da língua azul”.

Cachorro Chow Chow: Preço, Características

Origem

Com registros escritos desde o ano de 11000 A.C, e por existirem estátuas dessa raça com mais de 4.000 anos, acredita-se que o Chow Chow seja uma das raças de cachorros mais antigas do mundo. Pesquisas indicam que esta é uma das primeiras raças primitivas do lobo cinzento, o ancestral direto do cachorro, muitos acreditam que sua origem é na China, mas eles são da Mongólia. Com o passar dos anos, foram levados e oferecidos a imperadores chineses, inicialmente para caçar e puxar carroça. Com o passar dos anos começou a ser usado como cão de guarda e depois infelizmente virou fonte de alimento para os chineses, onde até hoje é praticado em alguns países asiáticos.

No final de 1820, os soldados do exercito inglês levaram alguns exemplares da raça para um Zoológico, por sua aparência exótica. No final do século XIX foram considerados animais domésticos e levados para a America.

 

Cachorro Chow Chow: Preço, Características

 

Características

O Chow Chow é uma raça de porte de médio para grande, onde o macho pode apresentar uma altura média de 48 a 56 centímetros e podendo chegar a pesar até 25 quilos. A fêmea um pouco menos podendo medir 46 a 51 cm e tendo um peso equivalente de 18 a 20 quilos.

Possui orelhas arredondadas e cabeça larga. Suas características físicas mais marcantes são os pelos longos na cabeça, parecendo um leão e sua língua de cor azulada. A sua pelagem é lisa, resistente e abundante, contêm um sub pelo curto, denso e reto. As cores mais comuns são: preto, marrom-avermelhado, creme e cor de canela. Tem um focinho achatado e orelhas pontiagudas.

Peso:Macho: de 20kg a 25kg
Fêmea: de 18kg a 20kg
Altura:Macho: de 48cm a 56cm
Fêmea: de 46cm a 51cm
Grupo:Grupo 5 – Spitz asiáticos
Funções:Companhia, caça, tração, pastoreio e guarda
Grau de Atividade:Baixo
Pêlo:Pêlo longo: longo, abundante, denso, eriçado, muito abundane na juba enos culotes, possui sub-pêlo lanoso
Pêlo curto: abundante, denso e reto; menos eriçado, textura felpuda, não lisa.
Cor:Preto unicolor, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, com nuanças, mas sem manchas. Sob a cauda e na face posterior das coxas, a cor é mais clara.
Nome de Origem:Chow chow
Pais de Origem:China / Patronagem: Grã-Bretanha
Registro FCI:205

Temperamento

O Chow Chow é um cachorro de natureza rebelde e não aceitam atitudes desrespeitosas, tem o temperamento forte sendo muito independente. Apesar de ser um cachorro inteligente é muito difícil adestra-lo pois são muito independentes e de temperamento forte. Uma dica muito importante é inicar o adestramento o quanto antes (2 meses).

É uma raça que apesar de apresentar um comportamento indiferente com o seu dono, é um cachorro afetuoso, carente.

Por ser um cachorro com o instinto de caça, na cidade podem caçar ratos, pássaros ou outros animais de pequeno porte, o Chow Chow não suporta muito a companhia de uma criança.

Curiosidades

Existem algumas lendas sobre a tonalidade azulada da língua do Chow Chow. Uma delas é uma antiga lenda chinesa que há milhares de anos, viveu um monge que morava em cima de uma montanha rodeado de vários animais, entres esses animais haviam muitos cachorros. O monge tratava a todos com grande bondade e eles lhes eram agradecidos. Um dia o monge ficou muito doente, a um ponto que não podia buscar a lenha que necessitava para acender o fogo e cozinhar.

Alguns animais, entre eles, alguns cachorros saíram a buscar alguns troncos de lenha, que já estava queimada. Entao acredita-se que a cor acinzentada seja devido a madeira queimada.

Cachorro Chow Chow: Preço, Características

Dicas

O Chow Chow não é recomendado para uma pessoa que nunca teve um cão dentro de casa, é uma raça que escolhe um único dono, precisa ser treinado com muito cuidado, paciência e cautela. Só assim terá condições de manter uma vida saudável perto de pessoas e outros animais domésticos.

Devido a sua pelagem ser longa, densa e dura, é preciso escova-lo todos os dias com um pente de metal para evitar o acumulo de sujeira e dar banho com shampoo uma vez por mês ou a cada 15 dias. É um cachorro muito parecido com gato, procura sempre estar limpinho e pode viver dentro da casa e dormir no chão, tanto no seu quarto ou em uma área que ele ache aconchegante. Devido a sua pele ser grossa e sensível é um cachorro que adequada em climas muitos quentes e úmidos.

O Chow Chow apesar de conviver muito bem em apartamento e ser acostumado a ficar deitado todo o tempo é preciso que exercite regularmente com caminhadas ou atividades em um parque.

Saúde

Essa tem uma expectativa de vida que gira em torno de 8 a 12 anos, é comum da própria raça ter problemas oculares (entrópio), essa condição é causada por uma anormalidade nas pálpebras, necessitando muitas vezes de cirurgia. Outros problemas relacionados a raça esta a catarata, displasia coxofemoral e displasia dos cotovelos.

Preço

O preço do filhote de Chow Chow leva em conta se tem pedigree, e também com o histórico da família genética de seu cão, você encontra um filhote dessa raça pelo preço de R$ 2.550 a R$ 4.000.

Cachorro Chow Chow: Preço, Características

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Cocker Spaniel: Preço, Características

Ler próxima

Cachorro Chihuahua: Preço, Dicas e Curiosidades

Deixe um comentário

vinte + 5 =

Cachorro Beagle: Preço Do Filhote, Características | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Cachorro Chow Chow: Preço, Características […]
maio 11, 2016 8:44 pm
Raças De Cachorros De Porte Médio | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] *Veja post completo sobre o Chow Chow […]
abril 14, 2016 9:20 pm
Guia De Raças | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Collie Lhasa Apso Boxer Buldogue Americano Buldogue Francês Chihuahua ; Cane Corso Chow […]
abril 12, 2016 2:30 pm
Cachorro Shih Tzu: Preço, Características | Encontros Pet: Procure Cães e Gatos Perdidos
[…] Cachorro Chow Chow: Preço, Características […]
março 14, 2016 9:56 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!