Cão Guia: Informações, Melhor Raça

Cão Guia: Informações, Melhor Raça

Qual a melhor raça para ser cão guia e como conseguir um? Nesse post iremos dar algumas informações e dicas para quem necessita da ajuda de nossos amiguinhos de 4 patas para se locomover.

O”cão guia” é responsável por ajudar os deficientes visuais a se locomoverem com maior facilidade e também com mais segurança pelas ruas, avenidas, locais de trabalho e em todos os locais que estas pessoas desejarem ir.
cao-guia-labrador

No Brasil é cada vez maior o número de pessoas que aceitam bem estes animais que já são autorizados a entrarem em lojas, supermercados, bancos e tantos outros estabelecimentos. O cão, para ser um bom guia, precisa apresentar algumas características fundamentais, entre elas:

  • – Ter boa postura e manter-se sempre à esquerda ou à frente de seu dono;
  • – Mover-se somente quando solicitado;
  • – Deve ignorar todas as distrações, por exemplo, outros animais, pessoas, cheiros, etc.;
  • – Permanecer deitado quando seu dono estiver parado ou sentado;
  • – Evitar os caminhos que apresentam obstáculos;
  • – Obedecer os comandos verbais, entre outras funções que precisam ser cumpridas.

 

Estes cães são treinados em escolas especializadas que criam os filhotes desde pequeno para atuarem como cão guia, além de treinarem também os futuros donos, ajudando ambos a se adaptarem a esta nova rotina. As melhores raças de cães para se tornarem cão guia são: Golden Retriever, Labrador e também o Pastor Alemão, mas outras raças também podem ser treinadas para a função, entretanto estas três são as preferidas porque apresentam características importantes, como força, afabilidade, inteligência e se adaptam facilmente às novas rotinas.

Alguns dos profissionais que treinam estes cães preferem raças cruzadas, pro exemplo, Golden Retriever com Labrador e esta é uma prática muito comum para garantir bons cães para esta função de guia. Os”Labradoodles” também estão entre os preferidos, sendo um cruzamento do Labrador com o Poodle. O cão guia precisa trabalhar muitas horas por dia, tem que ser obediente, contar com excelente saúde e ser inteligente para tomar decisões rápidas. Os Labradores, assim como os Pastores Alemães contam com todas estas características e por isto estão entre as raças preferidas para a função.

Cao guia

Mas é fundamental que o profissional que irá treina-los utilize as técnicas sérias para que eles possam realmente desempenhar muito bem a função para a qual serão destinados. Importante ressaltar que um cão guia trabalha na media de 7 anos e depois se aposentam, mas há os mais fortes que apresentam boas condições físicas e podem permanecer na função por mais um período, o importante é levá-los periodicamente ao veterinário para certificar-se que esteja tudo bem com eles.

As escolas de formação destes cães estão sempre com alguns animais já aposentados à espera de alguém que queira adotá-los. Eles já não trabalham como guia de pessoas com deficiência visual, mas são excelentes companhias para idosos, por exemplo, ou uma pessoa enferma que precisa ficar todo o tempo recolhida em sua residência.

Quem está à procura de um cão guia precisa ficar atento não só à raça, mas também ao treinamento dado ao animal e procurar ficar atento no período de adaptação, observando se o animal é realmente obediente e se não fica distraído com qualquer coisa que vê pela frente, colocando assim a segurança do seu acompanhante em risco.

Cao-guia

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!