Gato Himalaio

Gato Himalaio

O gato da raça Himalaio é um dos mais lindos e na Europa é também conhecido como “Persa Colourpoint”. Tem a pelagem mais longa, bem parecida mesmo com a dos gatos Persas, porém tem lindos olhos azuis.

Guia-de-racas-GatoHimalaio1

Na década de 50 foi feito o cruzamento do gato Siamês com o Persa, no intuito de se conseguir uma raça nova e a ela foi dado o nome de Himalaio. A intenção na época era dar uma coloração colourpoint característica do gato Siamês aos felinos de pelagem mais longa.

Já na década de 60 foram feitas novas tentativas para ver se conseguiam introduzir novamente os gatos siameses nestes cruzamentos para tentar conseguir felinos que tivessem menos características da raça Persa e acabou se tornando uma raça distinta e assim continuou até a década de 80 quando a CFA unificou-as, mesmo diante de muitas objeções.

Gato da raça Himalaio não é muito grande, pode ser considerado de tamanho médio e seu físico é bem semelhante aos dos Persas, a não ser pelos olhos azuis. Mas a coloração da pelagem também os diferenciam. Seu corpo é mais arredondado e as patas são bem curtas por isto eles não conseguem saltar tão bem como os gatos de outras raças.

Guia-de-racas-GatoHimalaio3

Importante destacar que há duas espécies diferentes entre os gatos Himalaios, sendo o primeiro grupo de gatos que têm o focinho mais alongado e que são chamados de doll-face e o segundo grupo é dos gatos de focinho bem achatados, os flat-face ou peke-faced.

Os modelos para exposição apresentam uma quebra no nariz e olhos bem grandes, arredondados, enquanto os pet ou reprodutores contam com nariz mais longo.

Gato da raça Himalaio é um felino muito inteligente e é uma excelente companhia. Doce, afetuoso, sociável, adora dar e receber carinho. Gosta muito de brincar, é um animal calmo, mas não é preguiçoso.

Vivem bem em casas, mas conseguem se adaptar em apartamentos, porém precisam de um espaço para se exercitarem, por isto, se o apartamento não oferecer este espaço é preciso levá-los para um passeio.

Guia-de-racas-GatoHimalaio2

Um cuidado que se deve tomar com gatos desta raça é que eles não gostam de ficar sozinhos, precisam sempre ter a companhia de alguém e gostam de ter atenção. Se tem intenção de ter um gatinho Himalaio, é bom que tenha sempre alguém na residência para ser companhia deste felino.

O gato Himalaio é desejado principalmente pela sua grande semelhança com os felinos da raça Persa. Eles são realmente bem parecidos e é preciso muita atenção para não confundir as raças.

O Himalaio não é um gato indicado para quem deseja ter uma companhia que fique a maior parte do tempo dormindo, pois estes são brincalhões e gostam de ter atenção em tempo integral.

E além de ter sempre uma companhia por perto, estes felinos precisam ter acesso a brinquedos e arranhadores específico para gatos para poderem se divertir à vontade.

Por causa do seu lindo pelo, estes gatos são mais comuns em apartamento, pois morando em casas eles se sujam com muita facilidade. Outro problema deles viverem em casa é que o pelo pode embaraçar com maior facilidade.

Guia-de-racas-GatoHimalaio

Só que eles adoram brincar, precisam de espaço para se exercitarem, então é bom ver todas estas questões antes de optar por um gatinho desta raça, pois eles não são adeptos de viverem espremidos em pequenos apartamentos.

Por causa da pelagem comprida, eles podem sentir muito calor, ainda mais em regiões mais quentes, então certifique-se que eles terão acesso a um local bem ventilado ou ao menos que tenha um ar condicionado na residência para eles se refrescarem.

É uma raça que se dá muito bem com crianças e até mesmo com outros gatinhos. O Himalaio também se adapta com cães, mas tome cuidado, certifique-se que é um cachorro tranquilo e que também se adapta a gatos e que sejam cães menores.

Por adorarem uma brincadeira eles adoram as crianças e podem ser ótimas companhias.

Outra vantagem para quem mora em apartamento e deseja ter um gato da raça Himalaio é que eles são extremamente silenciosos, quase não ficam miando e nem na época de acasalamento eles incomodam. Você vai até esquecer que seu gatinho mia e quando ouvi-lo miando vai se surpreender.

Seu lindo pêlo exige cuidados especiais e escovação diária pois é muito pelo e se não for feita uma boa escovação, poderá embaraçar e aí o trabalho será muito maior.

É muito comum encontrarmos gatos Himalaio surdos e se este é o caso do seu felino, converse com um veterinário para ver a melhor forma de lidar com esta questão, para garantir uma vida de mais qualidade para seu animalzinho de estimação.

O preço de um gato da raça Himalaio depende do sexo, pedigree, linhagem, doenças familiares, entre outros muitos fatores, mas o preço geralmente fica na média de R$ 600,00 a R$ 900,00.

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!