Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato Persa

Gato Persa

Quem desejar ter um gato persa em casa vai precisar tomar alguns cuidados e muita precaução para escolher o animalzinho certo. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos há uma grande quantidade de felinos que se encaixam nesta raça, enquanto que na Inglaterra existe uma espécie de divisão dentro desta raça e os gatos persas são divididos principalmente de acordo com a coloração de seu pêlo.

Guia-de-racas-GatoPersa4

Há um forte indício de que os primeiros gatos persas surgiram na Pérsia e de lá foram para a Europa onde estes felinos cruzaram com outras raças até que se chegou ao gato Persa que hoje é tão conhecido.

Uma das principais características dos gatos desta raça é que eles possuem um uma pelagem muito densa, o focinho é curto e os olhos são arredondados.

E se destacam principalmente por sua beleza, mas não é só o visual que agrada seus donos, pois estes felinos contam com ótimo temperamento, sendo gatos caseiros, calmos, sociáveis e principalmente, independentes.

A coloração do gato Persa quase sempre fica entre o preto, azul, creme, vermelho, branco e tons bicolores, como o bicolor azul, bicolor creme, etc. Sua expectativa de vida é de 15 anos, porém, quando cuidados de forma adequada podem viver até os 20 anos.

Guia-de-racas-GatoPersa3

Quem escolhe um gato Persa para ser seu animalzinho de estimação certamente vai se surpreender com a doçura destes felinos, porém é preciso ter um certo comprometimento com ele, pois é preciso ter cuidados especiais. Os gatos deta raça não são felinos que podem ser esquecidos no dia a dia, eles precisam de atenção diária, carinho e claro, é preciso gastar com produtos de limpeza específicos e visitas ao veterinário.

Os olhos e os pêlos exigem cuidados diários, então é preciso ter tempo para cuidar de seu gatinho. Outro fato a ser observado é que eles não gostam de ficar sozinhos por muito tempo, então nem pense em ter um se você sai para trabalhar cedo e só volta à noite, a não ser que tenha alguém em casa que fará companhia ao felino.

Os pêlos do gato Persa é realmente lindo, mas o dono deverá tomar todos os cuidados necessários para que continue assim. A escovação deverá ser diária, principalmente no abdômen que é onde costuma formar nós. Use uma escova de cerdas macias para não machucá-lo e faça a escovação de forma suave.

O banho deverá ser dado a cada 3 semanas, mesmo que esta seja uma raça de gato sempre muito limpo e após o banho é importante secar muito bem o pelo. Claro que o gato vai odiar esta parte do banho, por isto comece bem cedo para que ele já crie este hábito e seja paciente para ele não ficar ainda mais irritado nestas horas.

Guia-de-racas-GatoPersa2

Gato Persa se apega muito ao seu dono, é um animal fiel e extremamente carinhoso. São independentes e podem sim ficar sozinhos, desde que não seja por muito tempo.

Quando criados em casa, geralmente não gostam de frequentar a rua, mesmo assim é bom tomar cuidado para evitar que eles fujam, pois na rua podem arrumar confusão e até contrair doenças.

Como é um gatinho bastante companheiro é sempre escolhido por pessoas idosas que desejam ter uma companhia dentro de casa e com certeza se tornarão grandes amigos.

Também é importante fazer a limpeza diária dos olhos do gato da raça Persa e pelo menos duas vezes ao dia, já que a lágrima escorre e vai manchando os pêlos na carinha do animal.

Guia-de-racas-GatoPersa1

Esta limpeza não é apenas uma questão de estética, pois serve também para evitar a proliferação de fungos.

Importante também ficar atento aos cuidados com as unhas do gato Persa que precisam ser aparadas para evitar que ele  machuque alguém sem querer.

Orelhas e ouvidos também precisam de limpeza, ao menos uma vez por semana.

Para evitar mau hálito ou até algum problema mais sério, é preciso escovar os dentes do felino. Tendo condições financeiras é bom deixar todos estes cuidados para um profissional, assim seu gatinho ficará sempre muito bem cuidado.

Guia-de-racas-GatoPersa

Se não puder pagar para fazer esta limpeza, peça ao veterinário que lhe ensino a forma correta como deve ser feita.

O gato Persa quando filhote deve se alimentar 4 vezes ao dia e depois de adulto deverá ser apenas 2 refeições diárias. Seu veterinário poderá lhe indicar as rações ideais para seu felino e é importante manter a alimentação conforme especificada pelo profissional, para evitar problemas para o seu gatinho.

Seu animalzinho merece todos estes cuidados porque ele é fiel, dócil e extremamente carinhoso, então retribua todo este carinho cuidando da saúde do felino.

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!