Gato Maine Coon

Gato Maine Coon

O Maine Coon é uma das mais antigas raças de gatos, sendo nativo da América do Norte, do leste do Canadá e rapidamente se espalhou por aquela região e depois começou a chegar em outros países e continentes.

Guia-de-racas-GatoMaineCoon1

O nome da raça “Maine Coon” originou do estado americano “Maine”, onde a raça foi oficialmente reconhecida. Sua cauda comprida e peluda sempre chama a atenção e é parecida com a de um Guaxinim e é daí que vem o seu segundo nome.

Os gatos da raça Maine Coon também são conhecidos por “American Longhair” por causa do pêlo mais comprido. Por ser um dos gatos mais compridos é gentilmente chamado por “gatão dócil” porque tem uma personalidade que conquista seus donos por ser muito carinhoso e dócil com toda a família.

Estes gatos são tão dóceis e carinhosos que eles conseguiram até uma data especial para eles, que é o dia 8 de maio, onde são merecidamente homenageados, pois é muito gratificante ter um destes como animalzinho de estimação.

Convive muito bem com crianças e até com outros pets, desde que eles não o ameacem.

Gato-Maine-Coon

A coloração dessa raça  é bastante variada e sua expectativa de vida é em torno de 15 anos. Seus olhos grandes e expressivos os tornam ainda mais apaixonados e quase impossível resistir quando querem algo de seu dono.

Não é uma raça preguiçosa, mas também não fazem parte daquele grupo de gatos com energia de sobra, por isto podem ser considerados de nível médio em se tratando de energia, isto significa que de vez em quando é necessario incentivar atividades físicas e em casa deixar alguns brinquedinhos à sua disposição, para quando ele sentir vontade de se distrair.

Possui uma pelagem longa e densa, resistente a água e que requer um certo cuidado extra para continuar bonita e sedosa. Seu pêlo é muito macio e a textura pode variar, sendo que o subpelo é bastante denso, deixando o toque ainda mais suave. De acordo com as estações do ano a densidade do seu pelo varia para que ele possa se adaptar às temperaturas.

Por ser a maior raça de gatos domésticos, o Maine Coon pode assustar em um primeiro contato pelo seu tamanho, mas são gatos tranquilos, carinhosos e de fácil convivência. Mesmo sendo tão grande,  não é exigente quanto ao espaço e se dão muito bem até mesmo em apartamentos.

Guia-de-racas-GatoMaineCoon5

Por ser um gato grande e pesado, é também musculoso e só depois dos 5 anos de idade é que terá atingido realmente a fase adulta e o seu tamanho terá se desenvolvido por completo.

Um cuidado que o dono de um gato Maine Coon deve tomar é que estes felinos possuem garras maiores, justamente por ser um gato de maior porte e por isto eles poderão ficar arranhando tudo que encontram pela frente, mas eles fazem isto para deixarem suas garras mais curtas, então procure se informar sobre algo que poderá ter em casa para que eles possam ficar arranhando e acostume seu animalzinho a utilizar somente este objeto, desde cedo, para manter as garras aparadas.

Apesar desta raça ter se adaptado ao Brasil, ela está preparada mesmo é para enfrentar os locais de temperaturas mais baixas. Tem uma pelagem resistente à água, principalmente na parte inferior do corpo para protegê-los de locais úmidos ou quando estão caminhando sob a neve.

Guia-de-racas-GatoMaineCoon4

Sua cauda garante resistência contra afundamento em neve e também serve para ser enrolada em seu pescoço para aquecê-lo em dias mais frios, é como se a própria cauda se tornasse um cachecol.

E quando vai se sentar em um local úmido ou gelado, este felino enrola sua cauda e senta sobre ela, usando-a de almofada, que o protege do contato com a água ou gelo.

Suas patas enormes também são ideais para época de frio, principalmente onde cai neve, pois elas são revestidas de pêlos entre os dedos que ajudam a manter suas patas sempre aquecidas.

E como um gatinho tão bem preparado para o frio pode se adaptar ao clima brasileiro?

Guia-de-racas-GatoMaineCoon2

É que em locais mais quentes o subpelo fica menos denso e estes pelos entre os dedos ficam mais finos. O resultado é que ele vive muito bem no Brasil, mesmo em locais onde o calor é sufocante.

Os gatos da raça Maine Coon são preparados para o frio, mas eles adoram um clima mais ameno e de preferência que seja mais para o quente. Este é um felino preparado para o frio e que adora temperaturas quentes.

Quando ao preço, este varia muito, de acordo com o filhote, sexo, cor, entre outras características, podendo variar entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, porém, sempre é bom tomar o cuidado de comprar os gatos desta raça em locais que sejam de sua total confiança.

Guia-de-racas-GatoMaineCoon

Leia Também:

Como dar remédio para cães e gatos ? Ler anterior

Como dar remédio para cães e gatos ?

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio Ler próxima

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!