Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato Angorá

Gato Angorá

Quem está procurando um gato de estimação que seja muito fofo com certeza vai se encantar pelo “Angorá”, que são felinos elegantes e independentes. Super carinhosos, os gatos da raça Angorá sabem como conquistar seu dono, com seu jeito carinhoso de ser.

Adoram novas brincadeiras e precisam de relativa atenção no dia a dia.

Sua origem é da Turquia e o nome  “Angorá” é por causa da capital que tinha este nome, “Angorá”, mas hoje se chama “Ancara”. A maior probabilidade é que esta raça de gatos tenha vindo das montanhas da Turquia, sendo uma evolução do “Manul” que é uma raça de gatos menores.

Mas foi na Europa, mais precisamente na França, que os gatos Angorás ficaram famosos, pois eram adorados pela aristocracia.

Gato-angora-02

A principal característica da raça Angorá está justamente em seu corpo mais longo, sendo que as fêmeas sempre são menores que os machos. A cabeça do gato Angorá é mais triangular e equilibrada ao restante do corpo.

Tem o focinho um pouco mais arredondado e orelhas largas.

O pelo é médio, sedoso e muito bonito, porém requer cuidados especiais.

Sempre que vemos gatos dessa raça geralmente eles são brancos, mas isso não quer dizer que essa seja a única cor desses felinos, que apesar de ser em menor número, também podem ser encontrados com tonalidades diversas.

Gato-angora-03

Não é só a beleza que encanta no gato da raça Angora, mas também o seu temperamento, já que estes gatinhos são muito dóceis e carinhosos com seus donos. Adoram ficar no colo ganhando carinho, porém, são independentes e o dono não precisa se preocupar se tiver que sair.

São fáceis de se adaptar a qualquer ambiente, desde que tenha alguém para brincar com eles de vez em quando. Quem trabalha fora vai precisar ter alguém da família em casa para servir de companhia para o gatinho. O felino não exige muito da pessoa, mas gosta de saber que tem um conhecido por perto, caso ele precise.

Não são de estranhar quando chega alguém diferente, mas ficam atentos e esperam um pouco para se sentirem seguros o suficiente para se aproximarem.

Convivem bem com as crianças e idosos.

Assim como acontece com outras raças, os gatos Angorás estão propensos a certas doenças, entre elas: Ataxia, Cardiomiopatia, além de incompatibilidade sanguínea.

A doença que deixa esses gatinhos sem coordenação motora é a Ataxia, que deixa o felino fraco e sem equilíbrio.

Os animais dessa raça também podem ter problemas de surdez, que é muito comum entre os felinos que possuem pelagem branca.

Gato-angora

Se você notar que o seu felino está com algum comportamento diferente, ou se ele perdeu o apetite, ou até mesmo se não quer mais brincar e fica mais tempo deitado, é importante levá-lo ao veterinário para ver do que se trata.

Gatos dessa raça precisam ter um tratamento preventivo para continuarem tendo uma boa qualidade de vida, por isso o dono precisa prestar muita atenção ao seu gatinho e dar-lhe toda atenção quando ele mudar sua rotina.

Gatos dessa raça, além de serem lindos, dóceis e fofinhos, dão muito pouco trabalho e quase não exigem cuidados especiais. Mas é preciso tomar certas providências, por exemplo, não ficar escovando seu pelo em excesso, já que eles possuem um pelo semi longo. Escovando-os a cada 10 dias já está bom. Esta escovação é só mesmo para retirar os fios que estiverem já soltos, evitando assim que o felino venha a engoli-los quando ficar se lambendo.

A quantidade de banhos varia de acordo com a rotina do felino e é importante usar produtos específicos para os gatos desta raça, já que eles contam com fios sedosos.

Gato-angora-04

Lembre-se também de limpar os olhos de seu gatinho, assim como seus ouvidos, pelo menos a cada duas semanas, assim como também aparar as unhas.

E com tantas qualidades era para esse gatinho ser um dos mais caros, porém eles possuem um preço super em conta e são relativamente fáceis de serem encontrados em pet shop.

O preço final de um gato Angorá vai variar de acordo com o sexo do animal, histórico de doenças familiares, linhagem, idade, entre outros fatores, podendo custar entre R$ 300,00 a R$ 1000,00.

Comprar pelo menor preço neste caso não vai significar necessariamente uma vantagem, pois os gatos dessa raça que custam menos é porque têm seus motivos, então é bom verificar bem antes de fechar negócio.

Gato-angora-05

Leia Também:

Ler anterior

Gato Azul Russo

Ler próxima

Erva de Gato: Para que serve?

Deixe um comentário

15 + seis =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!