Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato Siamês

Gato Siamês

Impossível não olhar, reparar e admirar a beleza de um Gato Siamês! São felinos de porte físico esbelto, são elegantes no caminhar e até quando estão deitados possuem pêlos de lindas cores, sem mencionar nos olhos azuis que são o seu grande destaque.

Guia-de-racas-Siames4

A expectativa de vida de um gato Siamês é de 15 anos, mas isto varia muito, principalmente de seu histórico e a forma como são tratados.

São gatos inteligentes, amáveis com seu dono e muito espertos. Chegam a pesar até 6kgs e são super tranquilos no dia a dia, vindo a ser uma ótima companhia.

Uma das principais características dos felinos desta raça é que eles são imprevisíveis. Podem estar bem tranquilos agora, até mesmo dormindo e de repente já estão de pé e correndo para algum lugar e o mais curioso é que eles não costumam manter o mesmo hábito e de um dia para o outro podem adquirirem novos costumes.

Guia-de-racas-Siames3

Por isto que mesmo sendo esta uma raça de gatos tranquilos, não são indicados para quem deseja ter um animal que fique quietinho dentro de casa.

Outro detalhe desta raça é que podem fazer muito barulho, principalmente quando a fêmea está no cio ou quando eles não são atendidos em suas vontades, então é bom pensar bem antes de escolher um destes, caso você more em um apartamento.

Mas para quem tem crianças em casa ou gosta de gatinhos sapecas, estes são ideais, pois adoram brincar, são curiosos, muito apegados ao dono a ponto de serem ciumentos e são manhosos também.

Guia-de-racas-Siames2

E como não são sociáveis com pessoas estranhas, então é bom tomar cuidado quando receber visitas.

O gato Siamês não possui a membrana “tapetum lucidum” que possibilita uma melhor visão à noite, por isto eles são mais ativos durante o dia.

E apesar de serem tão brincalhões e curiosos, possuem uma atividade moderada, ou seja, gostam de gastar energia, mas não dispensam boas horas de sono também.

O gato Siamês adora um colo, por isto são ótimas companhias para idosos, mas também adoram se divertir com as crianças e aprenderam a suportar certas brincadeiras da garotada que gatos de outras raças não aceitariam.

Guia-de-racas-Siames

Outra vantagem destes gatinhos é que eles convivem muito bem com outros felinos e até mesmo com cães, mas para isto é importante que estejam juntos deste filhote.

Se for preciso ficar sozinho em casa durante o dia, eles não importam, mas à noite se prepare porque eles vão querer muita atenção.

Mesmo que você tenha dois gatinhos siameses dentro de casa, terá que dar atenção a ambos, pois eles adoram ficar juntos, brincam e até cuidam um do outro, mas jamais dispensam o carinho do dono.

Mas claro que é importante cuidar adequadamente de seu gatinho Siamês,  para que ele tenha uma boa saúde e fique sempre bonito, por exemplo, a escovação de seu pêlo deve ser feita diariamente e sua ração precisa ser balanceada e de boa qualidade, do contrário seu animalzinho de estimação poderá vir a ter pedras na bexiga.

Importante lembrarmos também que a boa alimentação é responsável por um gato saudável, com belo macio e brilhante e que não venha a apresentar problemas de saúde. Você pode conversar com um veterinário para ver qual a melhor dieta para o seu gatinho.

Se você não tem intenção de ser um criador, providencie a castração de seu gatinho, pois assim você evitará uma série de transtornos e também ajuda a evitar que filhotes fiquem soltos pela rua.

Quem mora em apartamento e escolhe ter um gato Siamês precisará tomar certos cuidados, por exemplo, é preciso que o felino tenha acesso a todos os cômodos pois ele precisa de espaço para gastar sua energia. Você deverá levá-lo para um passeio, ao menos 4 vezes por semana, podendo intercalar os dias e mesmo assim certifique-se que ele terá bastante espaço livre no apartamento.

Guia-de-racas-Siames1

E coloque tela de segurança em todas as janelas e também na varanda, porque ele é muito curioso.

As fêmeas desta raça atingem a puberdade muito cedo, já com 5 ou 6 meses de idade e quando estão no cio podem dar muito trabalho, ficam gemendo muito, correm por toda a casa e podem até começar a rasgar tudo que encontram pela frente.

O banho deve ser dado pelo menos a cada 3 semanas ou uma vez por mês. Pode até ser em casa mesmo, mas levando-o a um bom pet shop eles irão aproveitar para cuidar dos ouvidos e das unhas do seu gatinho.

O valor de um gato Siamês depende muito. Se for um Siamês “brasileiro” o valor é bem reduzido, cerca de R$ 100,00. No caso de ser um verdadeiro Siamês o preço médio fica em torno de R$ 800,00.

Leia Também:

Ler anterior

Gato Persa

Ler próxima

Gato Himalaio

Deixe um comentário

5 × 2 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!