Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Diabetes em Gatos: Sintomas

Diabetes em Gatos: Sintomas

A preocupação em relação ao diabetes é grande no mundo todo e as pessoas estão mais atentas para evitarem a doença, entretanto, o que muitos não sabem é que os também podem enfrentar esse tipo de problema. A “Diabetes Mellitus” está atingindo cada vez mais gatos e as causas, além dos sintomas, são praticamente as mesmas de nós, humanos.

O gato com diabetes tem a produção de insulina no pâncreas comprometida e é aí que os problemas começam. A insulina é a responsável por pegar a glicose e transformá-la em energia para o animal, só que a falta da insulina, a glicose vai parar na corrente sanguínea e aí surge a hiperglicemia.

diabetes-em-gatos

O diabetes em gatos é uma doença que está associada a vários fatores, sendo que os principais são a idade e também a obesidade. Antes, a incidência era maior nos gatos machos castrados, só que agora é muito comum encontrar gatos jovens e saudáveis com diabetes. Isso leva a crer que assim como acontece nos humanos, nos gatos também a doença pode ser associada a uma pré-disposição do organismo e ao longo dos anos, com o felino tendo uma má alimentação, ficando obeso e levando uma vida sedentária, facilita para o surgimento do diabetes.

Um dos grandes problemas do diabetes em gatos é que os donos desses animais só ficam sabendo da doença quando a mesma já se encontra muito avançada. E com o passar do tempo, a doença vai causando uma série de outros problemas, por exemplo, má mobilidade, perda de massa muscular, entre outros.

Por isso o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento da doença. A maioria dos casos de diabetes em gatos é do tipo 2, onde a produção de insulina não é suficiente. Caberá ao veterinário determinar o uso ou não de insulina, assim como prescrever uma nova dieta para o felino e explicar ao dono do animal como ele deverá se comportar para que seu gatinho possa continuar tendo uma vida praticamente normal.

Não é fácil perceber os sintomas do diabetes em gatos, é preciso ficar muito atento para perceber qualquer mudança de comportamento do felino. Uma forma de não descuidar do seu bichinho de estimação é ficando sempre atento ao peso. As pessoas costumam achar os gatos gordinhos mais bonitos, só que isso pode ser um aviso de que a saúde dele não está bem. Seu gato deve contar com uma alimentação saudável, praticar atividade física e não ficar só pelos cantos dormindo.

Um dos principais sintomas do diabetes em gatos é que eles passam a ter muito mais sede, estão sempre tomando água e consequentemente irão urinar mais do que o normal e assim você poderá notar que algo está acontecendo. É importante conhecer bem o seu gato, saber quais são os seus hábitos e assim, qualquer mudança que surja, você irá logo perceber e tomar as providências a tempo.

LEIA TAMBÉM:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!