Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato Chartreux: Preço, Características

Gato Chartreux: Preço, Características

A origem dos gatos da raça Chartreux é incerta, assim como a de tantas outras raças de gatos. O que podemos afirmar é que a raça está profundamente enraizada na cultura francesa. Veja abaixo suas principais características, temperamento, preço dos filhotes, curiosidades e dicas para quem já possuí ou deseja ter esse lindo bichano.

Chartreux-03

Origem

A origem da raça Charteux é incerta, assim como a de tantas outras raças de gatos. O que podemos afirmar é que a raça está profundamente enraizada na cultura francesa. A primeira menção sobre um gato desta raça foi em um poema do poeta francês Joachin du Bellay, em 1558. Também há uma representação de um gato desta raça em um quadro de 1747 do pintor parisiense Jean-Baptiste de Perronneau, onde o gato é retratado como um animal de estimação.

É difícil determinar, no entanto, a história mais antiga da raça. A lenda diz que os ancestrais diretos do Chartreux eram gatos selvagens de uma região de montanhas onde hoje localiza-se a Síria. Esses gatos teriam sido levados à França no retorno dos Cruzados no século XVIII. Muitos deles juntaram-se a ordem monástica dos Cartuxos, e os gatos passaram a viver no monastério Grande Chartreuse, localizado nas montanhas Chartreuse. Entretanto, essa teoria é contestada, pois não há nada documentado nos arquivos do monastério que possa comprovar a existência de gatos com essa aparência durante o século XVIII.

A primeira menção documentada da raça Chartreux foi pelo naturalista Buffon, conhecido por sua mais importante obra, a Histoire naturelle. Mais adiante, a raça sofreu tremendas perdas durante a primeira Grande Guerra, e as populações de gatos selvagens não eram mais vistas após a segunda Guerra Mundial. A criação da raça foi mantida graças aos esforços conjuntos de criadores europeus, que salvaram a raça da extinção.

Fora da França, o Chartreux continua sendo uma raça extremamente rara. Os primeiros exemplares foram levados aos Estados Unidos ao final dos anos de 1980. O influente poeta francês Charles Baudelaire e o presidente francês Charles de Gaulle são algumas das personalidades históricas que eram também proprietários de um gato Charteux.

Em 1939 foi reconhecido o primeiro standard da raça de Chartreux e o famoso gato azul de França passou a ser mais conhecido e representado na Europa ocidental.

Chartreux-01

Características

O Chartreux apresenta um corpo robusto, ombros largos, e peito profundo. É um gato musculoso, o que em tempos antigos permitia que cumprisse sua notória função de rateiro, conforme descrito na literatura francesa. Com uma cabeça arredondada, testa bem contornada, e focinho fino, é conhecido pelo seu típico sorriso, que forma-se em função dessas características. O nariz é reto, com um ligeiro stop ao nível dos olhos. Orelhas médias na altura e na largura; bem implantadas no alto da cabeça dando ao gato um ar de alerta.

Os olhos são uma das características mais cativantes. São arredondados, mas não tão redondos quanto os do gato Persa. A cor dos olhos é castanha, variando do ouro ao cobre, que são cores preferida entre os criadores. A cauda tem um comprimento moderado e é grossa na base, afilando-se ligeiramente em direção à ponta oval. Viva e flexível.

Diferente de qualquer outro gato, o pelo azul do Chartreux tem uma textura lanosa e comprimento médio, macia, e brilhante. O denso sub pelo garante a proteção contra as intempéries e deixa a pelagem lembrando a lã de ovelha ao toque. A raça Chartreux lembra o British Shorthair, por apresentar a mesma característica cor azul acinzentada da pelagem. Todos os tons de azul são permitidos, desde o azul-acinzentado claro ao azul-acinzentado escuro; pontas ligeiramente pintadas de prata. Ênfase na uniformidade da cor. O tom preferido é um azul imaculado com um reflexo geral. A pele do nariz é azul acinzentado escuro; lábios azuis; as almofadinhas dos pés são rosa acinzentado. As listas fantasmas são permitidas nos gatinhos bebê assim como as riscas na cauda dos jovens com menos de dois anos.

Peso:Aproximadamente Macho de 6 kg a 8 kg e Fêmea de 3 kg a 5 kg
Pelo:Médio, textura lanosa, macia, e brilhante
CorTodos os tons de azul são permitidos, desde o azul-acinzentado claro ao azul-acinzentado escuro; pontas ligeiramente pintadas de prata.
Nome de Origem:Chartreux
Pais de Origem:França.

Chartreux-04

Temperamento

É conhecido por seu temperamento calmo, e pela típica docilidade da raça. Bastante carinhoso, brincalhão, muito apegado a família, tolerante, e sociável. São considerados tranquilos, quietos, e muito inteligentes. Esses gatos são muito observadores, costumam ficar fascinados em frente a uma televisão ou olhando através de uma janela ensolarada. São capazes de ficar por horas observando o movimento, a natureza, e a vida ao ar livre. Estão sempre dispostos a uma boa brincadeira, e adora interagir com seus companheiros humanos.

A maturidade do Chartreux costuma acontecer perto dos 3 anos de vida, precedida por um período de adolescência desajeitada e impetuosa. Já adulto é um gato silencioso, quase não mia, e ronrona o tempo todo. Costuma adaptar- se com facilidade, e é muito tolerante. Um gato sensível gosta de lugares calmos, e sente a ausência do dono.

Assim como outras raças de gatos, o Chartreux é freqüentemente descrito como um gato que apresenta um comportamento parecido ao de um cachorro. São capazes de brincar com seus donos, e como uma das características mais marcantes de comportamento, seguem os donos pela casa inteira, buscando companhia a todo o momento. Conforme já mencionado mais acima, é um gato extremamente apegado ao dono e, muito sensível, pode ressentir-se com facilidade no caso da ausência prolongada do dono.

Muitos proprietários descrevem como reservado, que não gosta de demonstrar seus sentimentos a todo o momento e raramente é possível o ouvir miar. Citado com um dos gatos menos falantes, por outro lado um gato que adora ronronar em relação ao seu dono, não consegue esconder o seu profundo afeto, demonstrando carinho, alegria e enorme felicidade nos reencontros.

Curiosidades

Diz à história que o Chartreux viveu e recebeu este nome dos monges Cartuxos da França e talvez tenha compartilhado com eles o famoso licor de Chartreuse. Porém, uma recente pesquisa indica que por causa da aparência de lã da sua pelagem, ele recebeu o mesmo nome de uma lã espanhola muito conhecida no princípio do século XVIII.

Dicas

Como esse gato é considerado pouco exigente e não costuma reclamar quando algo o está incomodando, é preciso estar sempre atento ao seu bem estar. Esses gatos preferem sofrer quietos, sem reclamar, por esse motivo, é uma raça mais indicada para as famílias experientes, que já sabem lidar com gatos. Meio ambiente e atenção influenciam diretamente na saúde e no temperamento do gato Charteux. O gato desta raça gosta de um ambiente calmo e tranqüilo, e os cuidados com o seu gatinho também ajudam no bom comportamento. É um gato forte, ativo, que gosta e precisa de espaço para brincar.

Por apresentar uma pelagem grossa, de comprimento médio, e não requerem um cuidado tão intensivo quanto outros gatos. A atenção a pelagem é importante, mas os cuidados devem ocorrer da maneira correta. O pelo não deve ser escovado, em vez disso experimente passar os dedos entre a pelagem diariamente para a retirada dos pelos soltos. Essa prática é suficiente para deixar o pelo bonito e não vai irritar o seu gato, contribuindo muito para uma atitude mais social.

As suas orelhas requerem especial atenção, pois têm uma segregação auricular maior do que a maioria dos gatos. É aconselhável que as orelhas sejam limpas uma vez por semana, primeiro com lenços úmidos e depois com cotonete. Também é necessário fazer a limpeza dos dentes periodicamente, pois a destartarização garante que seu gato fique saudável.

São super sociáveis com visitas e pessoas estranhas. É bastante silencioso e não costuma miar. Só ronrona quando quer um afago ou quando está gostando muito do carinho ou brincadeira. Preferem ambientes calmos, não são muito chegados a barulhos, pois pode assustar-se facilmente e, naturalmente, quando o local em que está é palco de brigas ou discussões, ele prefere retirar-se. Gosta até de passear na coleira, o que é muito bom para extravasar a energia acumulada.

Apesar de muito amoroso e apegado à família, esse é um gato com um gosto pela independência e aprecia dar umas escapulidas, por isso é necessário muito cuidado. Seu instinto de caçador e desbravador faz com que, muitas vezes, ele saia para a rua, o que é muito perigoso, então é necessário ter certeza de que a casa é um ambiente seguro, sem lugares pelos quais ele possa escapar. É bom ficar sempre atento!

Chartreux-02

Saúde

O Chartreaux é um gato bastante saudável e que não costuma apresentar doenças específicas. No entanto, é sempre bom ficar atento e levá-lo ao veterinário para check-ups regulares, pois essa é uma raça que, se adoecer, vai sofrer em silêncio e, quando a doença for descoberta, pode ser tarde demais para tratá-la.

O problema mais recorrente que costuma acometê-lo diz respeito à sua dentição, os dentes incisivos de leite não caem, então, logo que nascem os definitivos, é preciso arrancá-los para que ele não tenha problemas na mordida, alimentação e respiração.

Expectativa de vida, em média, de 10 anos a 15 anos.

Preço

O preço médio do filhote de Gato Chartreux pode variar de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00.

Chartreux

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Corte de Unha em Cães e Gatos

Ler próxima

Gato American Shorthair: Preço, Características

Deixe um comentário

sete + 17 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!