Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Quando o Cachorro pode ir na Rua?

Quando o Cachorro pode ir na Rua?

Se você tem um filhotinho de cachorro, certamente está ansioso para ver ele correndo por aí, saber qual será a reação do cãozinho quando ele sair para a rua pela primeira vez, mas cuidado, é preciso saber o momento certo em que o cachorro pode sair para a rua.

Antes de sair com seu cachorrinho para a rua é preciso tomar as devidas precauções para evitar que ele tenha um problema de saúde, ou até mesmo acabe se envolvendo em alguma confusão, pois os filhotes são sempre muito curiosos e quando chegam na rua, querem cheirar e mexer em tudo que encontram pela frente.

passear-cachorro-rua

Primeiro devemos lembrar que se o filhote de cachorro não estiver com as vacinas em dia, não é apenas saindo à rua que ele corre risco de adoecer, dentro de casa mesmo ele poderá contrair alguma doença. Claro que, não estando vacinado, na rua as chances do animal ficar doente serão muito maiores.

Por isso, se o seu filhotinho ainda não foi vacinado, nem pense em sair com ele para a rua e muito menos deixar que ele tenha contato com outros cães, pois ainda não está imunizado.

O grande problema atualmente é que as pessoas adquirem um filhote de cachorro como se estivem comprando um brinquedo e não pensam que o animal requer cuidados especiais, por exemplo, sempre devemos lavar as mãos antes de brincar ou pegar no filhote de cachorro. Até na hora de levá-lo ao veterinário é complicado, pois ele acabará tendo contato com um ambiente onde uma grande variedade de cães já passou, por isso, se o veterinário puder atender em casa é mais indicado.

Cuidado também se você tiver um cão adulto dentro de casa, além do filhote. As pessoas não deixam o cãozinho ir à rua para que ele não adoeça, mas passeiam com o cão adulto e depois esse animal terá contato com o filhotinho.

Os filhotes de cães são tão sensíveis que até o sapato que usamos para ir à rua devem ficar longe dele, para evitar a contaminação.

Afinal, quando o filhote de cachorro está pronto para sair?

Se você começou a vacinar seu cachorrinho de forma adequada, ele estará pronto para passear na rua depois de 4 meses, pois aí já estará imunizado, entretanto, é bom evitar que ele tenha contato com outros animais, principalmente os cães que moram na rua.

Fique atento também aos locais onde o cãozinho irá, o ideal é mantê-lo preso pela coleira, a uma distância regular de você, assim terá um controle maior e impedirá que ele entre em contato com lixo e objetos sujos que estão pela rua.

Tem ainda a questão da socialização, o filhote não faz nem ideia dos riscos que a rua oferece. Ele pode querer latir para todo mundo, correr atrás de carros e motos, afinal, é tudo novidade.

Os primeiros passeios devem ser curtos, perto de sua casa, só para que o cãozinho possa ter os primeiros contatos com esse novo ambiente e ir se acostumando, enquanto você deverá educá-lo.

Converse com o veterinário, diga que já está pensando em sair com seu cãozinho para a rua e ele lhe informará se está faltando mais alguma vacina, ou se o seu cachorro está pronto para novas aventuras.

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Posso levar meu cachorro no metrô?

Ler próxima

Comprei um cachorro e me arrependi, posso devolver?

Deixe um comentário

quatro × 2 =

Nenhum comentário encontrado.

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!