Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Tamanduá Bandeira: Habitat, Características

Tamanduá Bandeira: Habitat, Características

O Tamanduá Bandeira é um animal mais solitário, bastante pacífico e cauteloso ao extremo. Conhecido como “Papa Formigas”, não tem hora para se alimentar, às vezes caça durante o dia e muitas vezes também à noite. Seu habitat é tanto na América Central, como também a América do Sul, sendo encontrado principalmente na Argentina.

A pelagem do Tamanduá Bandeira é bem espessa, mas é na cauda que seu tamanho realmente aumenta. Um dos grandes problemas desse animal é que sua visão é bem fraca, mas conta com a vantagem de ter uma capacidade de olfação enorme, 40 vezes superior a do ser humano. Graças ao poder de seu nariz, o Tamanduá Bandeira não tem problema algum para encontrar um formigueiro ou então um cupinzeiro e aí poderá ter o seu cardápio preferido.

tamandua-bandeira

Quando adulto, o Tamanduá Bandeira chega a pesar até 40 quilos e ter 2 metros de comprimento, já incluindo a cauda, mas esta não é uma regra geral e há grande variação de um para outro.

Suas garras dianteiras são longas e fortes, servindo de escavadeira para que ele possa abrir os formigueiros e os cupinzeiros. Logo em seguida ele utiliza sua língua que é bem comprida e pegajosa, chegando a medir cerca de 60 centímetros, assim é capaz de capturar um grande número de formigas e cupins, mas também aprecia besouros e larvas. Diariamente ele ingere uma media de 30 mil insetos para garantir uma boa alimentação.

Mas as garras do Tamanduá Bandeira não servem apenas para escavar, pois elas se transformam em poderosas armas quando ele é ameaçado e assim é capaz de se defender dos predadores, os quais ele abraça e assim consegue cravar-lhe suas garras. Foi assim que surgiu a expressão “abraço de tamanduá”, ou seja, é um abraço falso que não quer transmitir afeto e sim matar.

A maior parte do tempo, o Tamanduá Bandeira fica no chão, mas ele consegue subir em árvores, se houver necessidade, seja para se alimentar ou proteger. O Brasil já foi um ótimo habitat para o Tamanduá Bandeira, mas agora ele é encontrado apenas em alguns poucos lugares do nosso país, sendo que no Rio de Janeiro, Espírito Santos e outros estados, já está extinto.

tamandua-bandeira-01

O motivo para o Tamanduá Bandeira entrar em extinção é principalmente pela destruição de seu habitat. As queimadas acabam com os locais onde ele encontra seu alimento e tem ainda o agravante de que seu pelo pega fogo com grande facilidade. A agropecuária que tem tomado conta do cerrado também tem contribuído para destruir o habitat do Tamanduá Bandeira.

Quase que todo o tempo, o Tamanduá Bandeira está sozinho, a não ser quando chega o período de reprodução que é na primavera. É um momento importante para a espécie porque a fêmea tem somente 1 filhote por ano e a gestação dura cerca de 190 dias. O filhotinho nasce muito frágil, pesando apenas 1,3 quilos e é amamentado por 9 meses, sendo totalmente dependente da mãe.

 

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Jararaca Ilhoa: Características, Picada, Preço

Ler próxima

Jacaré de Papo Amarelo: Curiosidades, Características

Deixe um comentário

três × 5 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!