Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Jacaré de Papo Amarelo: Curiosidades, Características

Jacaré de Papo Amarelo: Curiosidades, Características

“Caiman Latirostris” é o nome científico do Jacaré de Papo Amarelo, que vive em mangues, lagoas e brejos, mas também pode ser encontrado em rios. Chega a pesar 70 quilos e seu tamanho pode ser de até 5 metros de comprimento. O nome é devido à barriga que é de um curo amarelado, sendo que o restante de seu corpo é protegido por placas bastante duras.

jacare-de-papo-amarelo

A gestação do Jacaré de Papo Amarelo pode variar entre 70 e 90 dias, vindo a nascer em media, 25 filhotes que irão viver por cerca de 50 anos.

É um dos animais que há mais tempo vivem em nosso planeta, pois já está no rio Amazonas há mais de 20 milhões de ano. A fêmea coloca seus ovos debaixo da terra e fica atenta a tudo, para evitar que algum predador coma os ovos. Quando nascem, os filhotes ficam na boca da mãe, onde estão a salvo dos vários predadores que estão sempre por perto tentando pegar algum desprevenido.

Uma curiosidade sobre o Jacaré de Papo Amarelo que pouca gente sabe é que ele também consegue viver na água salgada.

Outra curiosidade sobre o Jacaré de Papo Amarelo é que antigamente, quando ia ficando mais velho, passava a ser chamado pelos índios de “Uruaru”, só que hoje em dia quase não vemos este animal já mais velho, porque os criminosos os capturam para arrancar a pele que tem alto valor no mercado negro.

Podemos encontrar facilmente o Jacaré de Papo Amarelo nos rios Paraguai, rio Paraná, São Francisco, além de habitar o extreme leste do nosso país, indo até o Uruguai.

A parte do papo que é amarelada, fica com uma cor ainda mais forte quando chega a época do acasalamento.

Os filhotes possuem uma cor amarronzada com listras nas costas e a cabeça tem pontos escuros. Quando ficam adultos, passam a ter uma cor mais para o verde-oliva. Depois, quando velhos, aí já ficam quase que totalmente negros.

jacare-de-papo-amarelo-01

A mordida do Jacaré de Papo Amarelo é tão forte que ele é capaz de quebrar até o casco de uma tartaruga sem precisar fazer muita força.

Outra curiosidade é que a temperatura da incubação é que vai determinar o sexo dos filhos:

– Temperatura entre 29° e 31° C – os filhotes serão todos fêmeas.

– Temperatura de 33° C – os filhotes serão todos machos.

– Temperatura de 34,5° C – nasceram machos e fêmeas.

Muitos acham que a presença do Jacaré de Papo Amarelo faz com que os peixes do local acabem, mas é o contrário, pois as fezes desse animal é um ótimo adubo para o fitoplancton, que é o alimento preferido de uma grande variedade de peixes. Sendo assim, a presença do Jacaré de Papo Amarelo é muito importante para que haja variedade de peixes na região.

O Jacaré de Papo Amarelo quase sempre sai para caçar à noite, sendo que durante o dia fica com outros de sua espécie tomando sol.

 

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Tamanduá Bandeira: Habitat, Características

Ler próxima

Pitbull ‘vigilante’ ajuda a impedir fuga de presos em centro de detenção no Pará

Deixe um comentário

seis − 5 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!