Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Tudo sobre Golfinhos: Curiosidades

Tudo sobre Golfinhos: Curiosidades

Veja aqui tudo sobre os golfinhos, suas características e curiosidades.

Os golfinhos são animais divertidos, inteligentes e espertos, conseguem encantar a todos nós, mas pouco sabem que na verdade são quase 40 espécies já identificadas, sendo que alguns vivem na água salgada e outros na água doce. Entre as muitas espécies de golfinhos, a que se tornou mais conhecida é a “nariz de garrafa” por causa do seriado “Flipper” que fez sucesso no mundo inteiro e serviu para mostrar o quanto os golfinhos são inteligentes.

golfinho-01

Capazes de saltar até 5 metros, conseguem atingir velocidades de quase 50 km/h e ainda podem mergulhar em locais bem profundos. São características que dão ao golfinho uma liberdade muito grande, de poderem frequentar a vários locais, quase que ao mesmo tempo.

Um golfinho pode viver até 35 anos, mas está cada vez mais difícil para eles, pois têm que conviver com a matança indiscriminada e a poluição de rios e mares. No Japão, por exemplo, os golfinhos continuam sendo pescados e acabam sendo vendidos para várias outras regiões do planeta, principalmente os Estados Unidos e também a China, servindo para a alimentação, vindo a substituir a carne da baleia, já que elas estão se tornando cada vez mais raras. E tem aqueles golfinhos que são capturados para servirem de atrativos em grandes parques aquáticos. Importante lembrar que muitos golfinhos não conseguem se adaptar em cativeiros e acabam sendo abatidos, sendo que aqueles que passam a viver presos não têm uma longevidade tão grande quanto aqueles que estão livres.

Mas os grandes inimigos dos golfinhos não são apenas os humanos, eles também estão sempre sendo ameaçados pelos tubarões, as baleias e até mesmo as orcas.

Já faz um bom tempo que o homem vem estudando o comportamento do golfinho, sua inteligente e muito já se descobriu sobre ele e seus hábitos de vida. Aqueles que são criados em cativeiros passam por treinamentos específicos e passam a exercer uma série de atividades e brincadeiras.

São bastante sociáveis e vivem em grupo, pois assim conseguem se ajudar.

Milhares de golfinhos morrem anualmente no mundo inteiro simplesmente porque ficaram presos nas redes dos pescadores e assim acabaram não conseguindo ir até a superfície para respirarem.

Uma das curiosidades sobre os golfinhos é o fantástico sentido de ecolocalização que eles possuem, se tratando de um sistema acústico para que ele consiga ter informações a respeito de outros animais e o ambiente em que se encontra, graças aos sons de alta frequência que ele consegue produzir, alcançando a faixa dos 150 kHz. Para emitirem esses sons, o golfinho usa o próprio ar que respira e depois expira através do órgão presente no alto de sua cabeça.

golfinho

Ele tem total controle desse som, podendo dirigir as ondas sonoras para sua frente e consegue assim informações importantíssimas para sua sobrevivência. O som, quando atinge um objeto, volta como se fosse um eco e o golfinho consegue captá-lo e assim vai sendo interpretado por seu cérebro.

A ecolocalização permite ao golfinho saber não só a distância dos objetos ao seu redor, mas também se eles estão parados ou em movimento e até mesmo a textura, tamanho e a densidade.

Os golfinhos são mamíferos e apresentam “respiração pulmonar”, sendo assim, eles precisam realizar a hematose constantemente, buscando o oxigênio presente na atmosfera e é por isso que os vemos sempre subindo à superfície.

Quando dormem, apenas metade do cérebro do golfinho é que realmente descansa, sendo que a outra estará ativa, é o “princípio da alternação dos hemisférios cerebrais”.

A comunicação entre os golfinhos é algo muito complexo, pois além dos sons, eles também podem trocar informações através da danças e até mesmo dos saltos, por isso é difícil para os humanos saberem quando eles estão se divertindo ou comentando algo, ou quem sabe, até mesmo alertando o grupo para algum risco. O problema é que eles parecem estar sempre “sorrindo”, por isso temos a impressão de quem ficam brincando o tempo todo, mas o salto pode significar que tem um perigo por perto, por exemplo.

Os golfinhos são muito unidos e estão sempre agindo em grupo e até mesmo se ajudando. Se tem um golfinho ferido, os demais se unem e ficam por perto tentando protegê-lo até que consiga se recuperar, podendo até mesmo ajudá-lo a chegar até a superfície para que possa respirar e assim vão cuidando daquele membro do grupo até que ele ficam novamente bom.

A cada 6 minutos em média, o golfinho vai até a superfície para poder respirar e eles estão sempre atentos aos demais membros do grupo, se todos estão fazendo isso, pois se notam que tem algum que está submerso por um tempo maior, é porque algo está acontecendo de muito errado e eles logo vão lá para saber como ajudar o companheiro.

golfinho-02

A alimentação dos golfinhos é muito bem controlada e a quantidade varia muito, por uma série de fatores, inclusive em relação às estações, sendo que no inverno, por precisar mais de gordura, ele ingere uma quantidade bem maior de alimentos do que no verão.

Outra curiosidade é que o maior golfinho do mundo é a orca, que muitos confundem com uma baleia, chegando a medir até 7 metros.

O “bico” do golfinho, é o seu maxilar e uma de suas principais funções é a defesa, principalmente nos casos dos tubarões.

Os golfinhos dormem com um olho aberto e o outro fechado e o olho que fica fechado corresponde à parte do cérebro que está descansado. Possuem um ângulo de visão de 300 graus, sendo capazes de enxergar até o que está atrás deles, por isso conseguem perceber e fugir rapidamente de ataques surpresas.

E todas as agilidades do golfinho são utilizadas para sua sobrevivência em um planeta onde a vida para eles vem se tornando mais difícil a cada dia.

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Esquilo da Mongólia: Preço, Cuidados

Ler próxima

Vantagens e desvantagens de ter um Golden Retriever

Deixe um comentário

3 × um =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!