Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Esquilo da Mongólia: Preço, Cuidados

Esquilo da Mongólia: Preço, Cuidados

O Esquilo da Mongólia, também conhecido como “Gerbo”, ainda são conhecidos por muitos como “ratos do deserto”, mas esta última denominação é errada. Eles ficam nos imensos desertos da Mongólia e por isso receberam esse nome. Também podem ser encontrados mais ao nordeste da China, em áreas bastante áridas.

Nos locais onde esses esquilos vivem quase não chove e existe pouquíssima vegetação, mas o Esquilo da Mongólia aprendeu a viver muito bem em locais assim e adora os alimentos pouco hidratados, que têm na media de 16% de proteína. O sistema digestivo desse animalzinho já está completamente adaptado para tal realidade.

esquilo-da-mongolia

Uma das principais características do Esquilo da Mongólia é que ele cava grandes galerias, não só para se esconderem dos predadores, que são bastantes, mas também para se protegerem do fortíssimo calor do dia.

Os Esquilos da Mongólia não se são vem vistos pelo ser humano, que considera esse animalzinho uma praga e tenta exterminá-lo de todas as maneiras, principalmente com o uso de veneno e até mesmo pela falcoaria.

Nas últimas 3 décadas a história do Esquilo da Mongólia mudou bastante, pois ele vem se tornando um animalzinho de estimação cada vez mais comum entre os europeus e agora está chegando também aqui no Brasil. Os gerbos possuem uma grande variedade de cores, passando pelo castanho, preto, branco e tem até alguns com tonalidades lilás e azul, mas esses são mais raros.

O Esquilo da Mongólia é um animalzinho super curioso e quer saber tudo que está acontecendo à sua volta, sendo que muitas vezes ele fica até de pé, apoiando-se nas patinhas traseiras, para tentar descobrir o que está se passando.

Um lembrete muito importante para quem pretende ter um animalzinho desse em casa é que eles nunca podem ficar sozinhos, é sempre bom manter um casal ou um par de Esquilo da Mongólia.

esquilo-da-mongolia-02

Acontece, que o mais indicado mesmo, é ter um grupo maior de Esquilo da Mongólia, para que eles não venham a apresentar problemas comportamentais. Só que não adianta ter uma quantidade maior se a gaiola não há espaço suficiente para todos. É preciso levar em consideração essa proporção, para saber quantos gerbos poderá adquirir.

Outro detalhe importante é que quando ficam adultos, as brigas se tornam mais comuns e podem até levar algum animalzinho à morte, por isso, mantenha um grupo maior somente enquanto eles estiverem mais jovens.

Os filhotinhos que nascerem desse grupo, geralmente são bem aceitos, pois passam a ser reconhecidos pelo cheiro e assim todos ajudam na criação, mas se um novo Esquilo da Mongólia for colocado na gaiola, então ele será agredido pelos demais.

O preço do Esquilo da Mongólia é bem em conta e apesar de variar de uma região para outra, geralmente fica na media dos R$ 15,00. É importante certificar-se que irá comprar de alguém de confiança e cuidado para não empolgar-se e levar muitos desses animais para casa, pois pode ser que chegando lá e indo para a mesma gaiola, eles comecem a brigar.

esquilo-da-mongolia-01

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Porquinho da Índia Inglês: Preço Filhotes, Cuidados

Ler próxima

Tudo sobre Golfinhos: Curiosidades

Deixe um comentário

2 × quatro =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!