Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Macaco Aranha ou Coatá: Curiosidades

Macaco Aranha ou Coatá: Curiosidades

O Macaco Aranha tem esse nome porque tem os membros mais longos que os de outras espécies e com isso, quando se movimenta, utiliza todos os membros, ficando mesmo parecido com uma aranha.

Também conhecido por Coatá, quando adulto pode medir até 65 cm de altura e pesar 8 kg. Com esse tamanho e pouco peso, consegue se locomover facilmente pelos galhos das árvores, inclusive os mais altos e finos.

macaco-aranha-coata

Uma curiosidade sobre o Macaco Aranha é que ele utiliza a cauda como se fosse sua terceira mão, da mesma forma como a tromba é utilizada pelos elefantes. Com sua cauda, o Macaco Aranha pode ficar pendurado nos galhos, apanhar frutas e ela é fundamental também para controlar seu equilíbrio, por isso consegue-se mover de forma tão rápida de um galho para o outro.

Ele é mais facilmente encontrado nas florestas tropicais onde as chuvas são mais presentes, principalmente nas regiões das Guianas e também no Amazonas, mas por causa da ação do homem tem sido cada vez mais difícil encontrar o Macaco Aranha.

Sempre atento a tudo que acontece à sua volta, dificilmente o Macaco Aranha desce ao chão, pois sabe o grande risco que corre. Mas quando precisa apanhar algumas frutas, sementes, ou algum outro alimento, aí não tem jeito, ele tem que se arriscar, mas é bem ágil e tão logo ele pega o que deseja, já volta para as partes mais altas das árvores.

É sempre visto em grupo e na hora de dormir eles ficam com as caudas entrelaçadas, como se ficassem presos uns aos outros. Qualquer um deles que for acordado sob uma ameaça poderá assim avisar rapidamente aos outros.

O grupo de Macaco Aranha procura ficar sempre em uma mesma região, onde passam a dominar e exploram toda a área, mas na hora de dormir é sempre na mesma árvore.

macaco-aranha-coata-01

Quanto mais alimento houver na região, maior será esse grupo. E eles comem de quase tudo, desde frutas, sementes, nozes, até ovos, flores e insetos de um modo geral.

O Macaco Aranha não tem um período do ano para a reprodução e os filhotes nascem pesando na media de 340 gramas e ficam os próximos 4 meses grudadinhos à mãe. Somente após esse período é que eles começarão a dar seus primeiros saltos e também vão se divertir ao descobrirem como é bom pular de galho em galho.

É muito difícil saber quando um Macaco Aranha é macho ou fêmea, se somente vê-los de longe, pois o clitóris da fêmea é grande, parecendo muito com o pênis do macho e assim dificulta a distinção.

Apesar dos muitos perigos encontrados na floresta, quem mais ameaça o Macaco Aranha é a onça-pintada, mas eles também têm um outro grande inimigo que é o homem que vem acabando com a espécie em várias regiões. O fato do Macaco Aranha dormir sempre muito próximo um do outro possibilita que os caçadores possam dizimar um bando inteiro.

macaco-aranha-coata-02

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Macaco Prego de Estimação: Preço, Curiosidades

Ler próxima

Macaco Sagui: Como Comprar, Preço

Deixe um comentário

11 − três =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!