Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cães compreendem entonação e vocabulário dos humanos, diz estudo

Cães compreendem entonação e vocabulário dos humanos, diz estudo

Sabe quando você fala com o seu cachorro e tem a certeza que ele está te entendendo? Isso não é loucura sua. Segundo um estudo publicado nesta segunda-feira, 29, na revista Science, ao ouvir as palavras que nos humanos dizemos, os cães conseguem distinguir o significado da entonação e também o vocabulário. Assim como as pessoas, eles usam o hemisfério esquerdo do cérebro para processar as palavras e uma região do hemisfério direito para processar a entonação.

Estudo-Cachorro

A pesquisa foi realizada por um grupo de cientistas da Hungria. Attila Andics, um dos principais autores do estudo e da Universidade Eötvös Loránd, localizada em Budapeste, afirma que o vocabulário é muito mais do que apenas linguagem que nós sabemos.

“Aprender o vocabulário parece não ser uma capacidade unicamente humana atrelada ao surgimento da linguagem, mas uma função mais antiga, que pode ser explorada para ligar determinadas sequências arbitrárias de sons a significados” disse.

A etologista Márta Gácsi também foi uma das autoras do estudo, ela ficou responsável por desenvolver um método de treinamento para que fosse possível realizar essa pesquisa. “Treinamos 13 cães para permanecerem completamente imóveis em um equipamento de imagem por ressonância magnética funcional. Essa técnica nos oferece uma maneira não-invasiva e inofensiva para fazer as medições sem incomodar os cães” contou Márta.

Com essa tecnologia, a equipe conseguiu medir a atividade cerebral dos cães enquanto eles ouviam a fala de seus donos. Os animais ouviram diversos tipos de palavras com combinações de vocabulário e entonação. “Nós procuramos regiões do cérebro que fizessem distinção entre palavras com sentido e sem sentido, ou entre entonações de aprovação e de reprovação” explicou a cientista.

Andics explica que a descoberta mostrou que os cães utilizam o mesmo mecanismo cerebrais dos humanos. “O cérebro humano não apenas analisa separadamente o que dizemos e como dizemos, mas também integra os dois tipos de informação para chegar a um significado unificado. Nossa descoberta sugere que os cães também podem fazer tudo isso e utilizam mecanismos cerebrais bastante semelhantes” disse.

Estudo-Cachorro-01

Essa pesquisa também mostrou para os cientistas que, os cães, tem um centro de recompensas, uma região no cérebro que responde a todo tipo de estímulo. “Isso mostra que, para os cães, uma boa palavra de aprovação pode funcionar como uma recompensa. Mas funciona melhor se a palavra também for dita com uma entonação de aprovação. Os cães não apenas processam o que dizemos e como dizemos, mas também combinam as duas coisas para fazer uma interpretação correta do que significam realmente todos aqueles sons. É muito parecido com o que fazem os cérebros humanos” explicou Andics.

Segundo os autores, esse foi apenas o primeiro passo para entender melhor como os cães interpretam o discurso humano. Os resultados podem ajudar a melhor essa comunicação entre os humanos e os animais.

 

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Mulher divulga imagens emocionantes do último dia com o cachorro da família; Veja fotos

Ler próxima

Meu gato está babando, o que pode ser?

Deixe um comentário

16 − 2 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!