Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Costa Brasileira: Número de Baleias encalhadas e mortas mais do que triplica em 2016.

Costa Brasileira: Número de Baleias encalhadas e mortas mais do que triplica em 2016.

A morte de baleias jubarte na costa brasileira mais do triplicou nesse primeiro semestre de 2016. Fato que chamou a atenção de especialistas, eles acreditam que o efeito El Ninõ, principalmente a pesca e o grande crescimento da espécie são os grandes causadores. VEJA ABAIXO:

Baleia-01

A quantidade de mortes de baleias jubarte encalhadas na costa brasileira está chamando a atenção dos estudiosos da espécie. Só nesse primeiro semestre foram encontradas 23 baleias mortas, o que supera a maior marca, que era de 6 casos em 2011.

Especialistas ainda não sabem exatamente o motivo desse crescimento, as principais hipóteses são as mudanças climáticas causada pelo fenômeno El Ninõ, as redes de pesca que machucam os animais ou até mesmo o fato da população das baleias jubarte ter aumentado muito nos últimos anos.

O coordenador de pesquisas do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, explica que o numero apenas no primeiro semestre é muito alto se comparado com os outros anos. “A maior parte dos encalhes acontece entre agosto e setembro, mas neste ano começou bem mais cedo e cremos que vai ser o pior dos últimos anos” disse.

O fator climático pode influenciar nos alimentos, com isso, as baleias adiantam o período de migração e ficam mais fracas.

O efeito El Ninõ, que vem sendo intenso desde o ano passado, pode ter afetado a disponibilidade do Krill, que é um tipo de camarão pequeno, uma das principais fontes de alimento da baleia.

Baleia

Para o oceanógrafo Hugo Gallo, a pesca é o principal motivo para esse fenômeno. “Está claro para mim que a mortandade é ligada à pesca. Temos uma grande quantidade de tainhas aqui. O pescador coloca mais rede, as baleias se enroscam mais” afirmou o presidente do Instituto Argonauta.

O caso mais conhecido aconteceu em Araracuz, no Espírito Santos, aonde uma baleia adulta foi encontrada morta, estrangulada no abdômen por uma possível corda.

As baleias jubarte nascem, em sua maioria, em Abrolhos, litoral da Bahia, entre o mês de julho e novembro. Elas migram pelo litoral brasileiro para a Antártida em busca de alimento, depois voltam.

O crescimento das jubarte no Brasil tem sido muito grande no nessa última década. No começo da pesquisa em 2002, eram cerca de 3.400 baleias, atualmente temos aproximadamente 17 mil.

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

É verdade que cachorros e gatos se odeiam?

Ler próxima

O que Cachorro Pode e Não pode Comer?

Deixe um comentário

5 × três =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!